header top bar

section content

Faltam 20 dias úteis para o final do cadastramento biométrico na cidade de Bom Sucesso; TRE chama a atenção dos eleitores para o prazo

No Brasil , o voto é obrigatório para pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 70 anos.

Por Campelo Sousa

06/05/2017 às 08h30 • atualizado em 05/05/2017 às 16h48

Cadastramento biométrico foi intensificado nos últimos dias.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, determinou a revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos em 102 municípios da Paraíba.

A Revisão, tem como propósito aferir o eleitorado real de um município. Desta feita, a Revisão vem acompanhada de um item de extrema relevância, que é a coleta de dados biométricos dos eleitores.

Ao final da Revisão nesses 102 municípios, o estado da Paraíba terá concluído o Cadastramento Biométrico nos seus 223 municípios. Por isso, as Eleições Gerais de 2018, serão realizadas com identificação biométrica em todo o Estado. Os dados coletados, ficam seguros e invioláveis nos arquivos da Justiça Eleitoral, e se resumem à assinatura digital, fotografia e impressão digital dos 10(dez) dedos das mãos. É um procedimento rápido e descontraído, pois a maioria dos eleitores se diverte ao ver suas assinaturas e fotos.

No Brasil , o voto é obrigatório para pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 70 anos. Portanto, qualquer pessoa alistada que não comparecer à Revisão Eleitoral terá sua Inscrição Eleitoral cancelada. Ou seja, o título será cancelado, e como consequência o CPF será suspenso, porque Receita Federal, órgão responsável pelo Cadastro de Pessoas Físicas, trabalha em harmonia com o cadastro eleitoral. Portanto, se o título for cancelado, o CPF será prejudicado.

Posto de atendimento na cidade de Bom Sucesso

Surge, então, um ” efeito dominó”, pois com título eleitoral cancelado e CPF suspenso, o eleitor de qualquer idade, só tem a perder; exceto os maiores de 70 anos, os quais estão desobrigados. Porém, importa lembrar que os eleitores com mais de 70 anos que desejarem exercer a cidadania, ou seja, se ele quiser VOTAR, tem que comparecer à Revisão Biométrica.

Os prejuízos, de ter o título cancelado são muitos, pois a certidão de quitação eleitoral é muito requerida para obtenção de benefícios do governo e alguns acessos. E para obter a certidão é necessário que o título esteja regular. Dentre os prejuízos podemos citar: o impedimento do voto, de fazer inscrição em concurso público, efetuar matrícula em instituições de ensino superior, tirar passaporte, tomar posse em emprego público, obter empréstimos em instituições bancárias do governo e perda de auxílios do governo, a exemplo de bolsa família, dentre outros.

A suspensão do CPF, poderá acarretar o bloqueio nas contas bancárias do eleitor, bem como impedimento na obtenção de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe. O eleitor não poderá receber remuneração ou proventos de função ou emprego público.

No município de Bom Sucesso, região de Catolé do Rocha, a Revisão Biométrica começou no dia 20 de março e se estenderá até o dia 02 de junho. A cidade está em 6º lugar dentre os 57 municípios que já iniciaram a Revisão Biométrica. Já revisamos 2.437 eleitores, que representa 55.34% dos 4.404 eleitores do município.

Catolé Do Rocha tem o seu próprio eleitorado para revisar, dos quais, apenas 16.43% foram revisados. Apenas, em casos extraordinários, como aqueles eleitores que residem em estados distantes, e não podem comparecer até o dia 02 de junho, poderão fazer na Sede em Catolé do Rocha, depois do dia 02. Porém, os eleitores que estão residindo em Bom Sucesso e proximidades, bem como em cidades próximas, devem procurar o Posto da Biometria, de 07:00 às 14:00 horas, de segunda a sexta-feira, sem intervalo, na Câmara Municipal de Bom Sucesso, impreterivelmente até 02 de junho, pois não haverá a prorrogação do prazo.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Recomendado pelo Google: