header top bar

section content

EMOCIONANTE: conheça a história do bebê que nasceu com quatro problemas no coração; pai fala sobre cirurgia que durou seis horas e revela: “Deus usou os médicos”. Assista a reportagem!

Levy finalizou a entrevista mandando um recado para os pais terem todo cuidado e prestarem atenção nos filhos para tentar identificar problemas cardíacos. Confira!

Por Campelo Sousa

05/07/2017 às 13h48 • atualizado em 05/07/2017 às 13h54

A reportagem do Diário do Sertão conversou com o músico, Levy Ferreira, ele mora na cidade de Aparecida e relatou a história de drama,  vivida pelo filho Pedro Paulo Ferreira da Silva, que nasceu uma doença chamada tetralogia de fallot, que é uma má formação congênita no coração.

Levy afirmou que descobriu o problema do filho quando ele tinha apenas dois meses de vida:

“Meu filho nasceu no Hospital Materno Infantil e com apenas dois meses de vida ele sentiu um cansaço e após exames realizados em Patos, através da Caravana do Coração, foi constatado que possuía quatro problemas no coração, foi difícil receber essa notícia. A cirurgia foi feita em um hospital de João Pessoa e durou seis horas, mas graças a Deus foi um sucesso e hoje ele está curado”, disse.

Pais ao lado do pequeno Pedro Paulo na Caravana do Coração em Sousa (foto: Charley Garrido)

No dia 27 de junho, a equipe da 5ª Caravana do Coração chegou na cidade de Sousa, e realizou atendimento na UFCG, no centro da cidade. O pequeno Pedro Paulo Ferreira, que hoje tem um ano e nove meses recebeu atendimento da equipe e felizmente não foi constatado mais nenhum problema em seu coração.

O que é tetralogia de Fallot?

A tetralogia de Fallot é uma malformação congênita do coração (presente no nascimento) composta de quatro elementos:

1- Comunicação interventricular (uma comunicação entre os dois ventrículos do coração – esquerdo e direito).
2- Desvio da aorta para a direita, ao sair do coração.
3- Obstrução do ventrículo direito e dificuldade de passagem do sangue para os pulmões.
4- Hipertrofia ventricular.

Na tetralogia de Fallot o sangue não consegue ser oxigenado em quantidade suficiente para ser distribuído para todos os órgãos do corpo e, em consequência, as crianças apresentam-se com cianose (cor azulada da pele).

Pedro Paulo nasceu no Hospital Materno Infantil de Sousa (foto: arquivo familiar)

Atenção pais
Levy finalizou a entrevista mandando um recado para os pais terem todo cuidado e prestarem atenção nos filhos para tentar identificar problemas cardíacos:

“Prestar atenção se o filho apresenta sinais de cansaço quando estiver dormindo, ou se tiver correndo, jogando bola e parar se sentindo cansaço então é problema, melhor procurar os médicos o mais rápido possível”, finalizou.

Caravana do Coração
Trata-se de uma visita de uma equipe multiprofissional incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários, às cidades do interior da Paraíba que integram a Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), para realizar consultas e exames complementares, como ecocardiograma e oximetria, além de arte-educação para crianças, pais e capacitação para profissionais de saúde.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: