header top bar

section content

VÍDEO: Ex-vice-prefeito culpa políticos por Cajazeiras perder a exploração de minério para Pedra Branca

Em entrevista, Abdiel Rolim atribui praticamente toda a culpa aos políticos pelo fato de Cajazeiras não ter ainda despontado no mercado de exploração de minerais

Por Jocivan Pinheiro

15/08/2017 às 16h29 • atualizado em 15/08/2017 às 16h30

A notícia de que duas empresas, uma da Alemanha e outra da China, vão explorar jazidas de minério de ferro na cidade de Pedra Branca, a cerca de 120 km de Cajazeiras, ressuscitou um velho sonho de alguns cajazeirenses, o de verem grandes empresas mineradoras explorando o solo local e gerando emprego e renda.

O ex-vereador e ex-vice-prefeito Abdiel Rolim é um dos que, no passado, tentaram mobilizar a sociedade para esse objetivo. No entanto, segundo ele, a classe política cajazeirense pouco se interessou pela causa.

Em entrevista exclusiva à TV Diário do Sertão, Abdiel atribui praticamente toda a culpa aos políticos pelo fato de Cajazeiras não ter ainda despontado no mercado de exploração de minerais. Para ele, o cajazeirense não sabe votar e elege sempre políticos omissos, sem interesse em ver a cidade evoluir economicamente.

“É consequência da estagnação da mentalidade dos nossos políticos. Fica todo mundo parado, a olhar, a ver navios. Nós devemos aprender a votar. Daí parte todo o nosso atraso em matéria de conquistas sociais através do mundo político do país”, expressou.

VEJA TAMBÉM: Empresas alemã e chinesa investem 300 milhões de dólares no Sertão e vão gerar mais de mil empregos

Abdiel foi um dos incentivadores do lançamento da histórica Revista Ferrovia

Abdiel foi um dos incentivadores do lançamento da histórica Revista Ferrovia, publicada em 2009 quando Cajazeiras comemorava 146 anos de emancipação política. A revista lança vários olhares para o passado do município, destacando o ramal ferroviário que foi desativado há décadas e que seria o principal atrativo para empresas explorarem o solo na região.

Na entrevista à TVDS ele também revela que Cajazeiras está há muito tempo no mapa mineralógico da Paraíba devido ao seu potencial neste setor. Só nos sítios Arruído e São Bartolomeu, estudos teriam mostrado que daria para explorar minério de ferro por 10 anos. Porém, não houve engajamentos dos políticos e da sociedade para atrair empresas.

“Cajazeiras, com certeza, teria condições de não deixar sair para fora o primeiro lugar nas pesquisas de minério de ferro na Paraíba. Feliz do povo que tem representantes com consciência política de estadista. Agora, se nós ainda elegemos representantes que não têm compromisso, perdemos grandes conquistas para outros municípios”, frisou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: