header top bar

section content

No Direto ao Ponto, nutricionista Ricardo Resende fala sobre a diabete e os riscos para a saúde

Ricardo disse que essa é uma doença que segundo a Organização Mundial de Saúde acomete cerca de 16 milhões de pessoas no Brasil, e quase 72 mil pessoas por ano morrem por causa da diabetes.

Por Campelo Sousa

07/09/2017 às 10h10 • atualizado em 07/09/2017 às 10h26


O nutricionista sousense Ricardo Resende em seu comentário no Direto ao Ponto da TV Diário do Sertão desta semana, falou sobre a diabetes. Ele atende na Clínica Espaço Vida na cidade de Sousa.

Ricardo disse que essa é uma doença que segundo a Organização Mundial de Saúde acomete cerca de 16 milhões de pessoas no Brasil, e quase 72 mil pessoas por ano morrem por causa da diabetes.

Diabetes  é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Sabemos hoje que diversas condições que podem levar ao diabetes, porém a grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.

Existem os seguintes tipos de diabetes: diabete tipo I, diabete tipo II e diabete gestacional.

Diabete Tipo I – também conhecida como diabetes juvenil, ou Mellitus, ocorre quando o pâncreas diminui ou para a produção de insulina. Ocorre em pessoas jovens, normalmente abaixo dos 35 anos, podendo inclusive acometer crianças. O diabético tipo I é insulinodependente, ou seja, depende da aplicação da insulina que deixou de produzir, geralmente através de uma ou mais injeções de insulina por dia. O tratamento consiste, portanto, da reposição da insulina, de dieta alimentar, sendo abolidos da alimentação os doces e evitando alimentos gordurosos, pelo acompanhamento médico e controle da glicemia.

Diabetes tipo II – é conhecida como diabete de adultos, por ocorrer em pessoas acima dos 40 anos. Tem como característica principal a resistência das células a ação da insulina. A diabete tipo II não torna a pessoa insulinodependente, e ocorre geralmente em pessoas acima do peso. O tratamento indicado nesse caso é a dieta alimentar, abolindo doces e evitando alimentos gordurosos, e o uso de medicamentos orais, que permitem controlar a glicemia.

Diabetes gestacional – ocorre somente durante a gestação, sendo que depois do nascimento do bebê, a doença desaparece. Tem as mesmas características do diabetes tipo II. O tratamento consiste em dieta alimentar e, eventualmente, podem ser necessárias injeções de insulina.

“A pessoa que tem diabetes não pode confiar em comer todo o tipo de alimentos e depois tomar remédio para que a diabetes baixe, temos que ter cuidado”, disse o nutricionista.

SINTOMAS

  • Urina frequente, inclusive durante a noite
  • Sede excessiva
  • Fome exagerada
  • Cansaço, fadiga e tontura
  • Presença de glicose na urina
  • Perda de peso inexplicável
  • Demora para cicatrizar feridas e machucados
  • Alterações na visão, visão borrada
  • Frequência de infecções mais alta do que a normal

As complicações na saúde do diabético são várias, como, por exemplo, a deficiência renal e visual, causada pelo excesso de açúcar no sangue. Diabetes é uma doença que não tem cura, porém, nos últimos anos a qualidade de vida dos diabéticos aumentou bastante.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: