header top bar

section content

Alunos do curso de mergulhadores do Corpo de Bombeiros participam de instruções em açude de Sousa

Já na parte da tarde, as equipes irão realizar treinamento de mergulho no açude de são Gonçalo, distrito de Sousa.

Por Campelo Sousa

20/09/2017 às 09h03

Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (Cmaut), do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB)

Os alunos do Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (Cmaut), do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), participam de instruções de buscas subaquáticos em mananciais no sertão do Estado.

A turma, composta por três alunos, além de monitores e instrutores, saiu de João Pessoa no domingo (17) e deve voltar apenas na sexta (22). As aulas fazem parte da última disciplina da especialização, intitulada ‘operações de mergulho’.

Nesta terça-feira (19) os alunos e instrutores assistiram palestra com o Gerente do DNOCS núcleo Sousa, Everaldo Jacobino sobre os mananciais gerenciados pelo departamento em toda Paraíba. Ele é responsável pela Bacia do Rio Piranhas (Açudes: engenheiro ávido em Cajazeiras, Lagoa do arroz em são João do Rio do peixe, Açude de são Gonçalo, Coremas e mãe d’água).

Na palestra foram passados dados atualizados sobre capacidade atual dos açudes, perda de volume, informações sobre o eixo norte da transposição do Rio São Francisco, profundidade dos açudes, a modernização dos equipamentos, de comportas e etc.

Já na parte da tarde, as equipes irão realizar treinamento de mergulho no açude de são Gonçalo, distrito de Sousa.

Conforme o instrutor e chefe do Departamento de Operações de Mergulho de Resgate do CBMPB, Tenente Coronel Erik de Oliveira, nesse período da viagem os mergulhadores em formação passarão por ocorrências simuladas, unindo os conhecimentos adquiridos até esta etapa. “Vamos fechar o ciclo operacional e fazê-los entender como as ocorrências se processam e como atuam as equipes de mergulho do Domar”, contou.

Ainda segundo ele, a previsão é que os alunos passem por instruções nos açudes Engenheiros Ávidos, Saulo Maia, Galante e Barragem do Saco. O Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate é um dos mais difíceis dos Corpos de Bombeiros e tem o objetivo de preparar o bombeiro para atuar em ocorrências de busca de vítimas ou objetos em ambientes subaquáticos. Esta turma teve início em 4 de agosto e tem duração prevista de até dois meses.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: