header top bar

section content

VÍDEO: Caravana marcha pelo Vale do Piancó pra cobrar construção de ramal da transposição do Velho Chico

Movimento pelo ramal da transposição no Vale do Piancó mobilizou a Assembleia Legislativa da Paraíba a realizar a Caravana das Águas em defesa da região

Por Jocivan Pinheiro

22/09/2017 às 14h22

A transposição do Rio São Francisco beneficiará 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. No Sertão paraibano, uma região castigada pela seca está na luta para que as águas do Velho Chico possam banhar seus mananciais.

Um movimento pelo ramal da transposição no Vale do Piancó mobilizou a Assembleia Legislativa da Paraíba a realizar a Caravana das Águas em defesa da região.

VEJA TAMBÉM: Caravana das Águas marcha para pressionar governo e não deixar as populações de quatro estados do Nordeste morrerem de sede

A comitiva de Cajazeiras foi liderada pelo deputado estadual Jeová Campos (PSB), que saiu cedo do Sertão da Paraíba com destino ao município de Mauriti, no Ceará, para uma visita técnica à barragem de Quixabinha, no distrito de Palestina, na divisa entre os estados do Ceará e da Paraíba, onde seria a porta de entrada das águas para o Vale do Piancó.

Com o canal seco e com a esperança de vê-lo cheio, um sertanejo desafiou a transposição e disse: “Quando eu vier novamente, aqui vai estar cheio de água”.

Caravana das Águas no Vale do Piancó

Depois da visita técnica, a Caravana seguiu viagem passando pelas cidades de Conceição, Ibiara e Boa Ventura. Nesta última, as lideranças políticas e a população em geral acompanharam atentamente uma audiência pública que lotou a Câmara de Vereadores da cidade.

Caravana das Águas no Vale do Piancó

Incansavelmente, a Caravana das Águas seguiu viagem. Na cidade de Itaporanga, milhares de pessoas lotaram o centro comercial em uma caminhada pelo ramal do Vale do Piancó que reuniu estudantes, religiosos, vereadores da região, prefeitos e os deputados Jeová Campos e Renato Gadelha (PROS),  que se integrou ao movimento.

Depois da caminhada, na Câmara Municipal de Itaporanga aconteceu uma audiência pública que discutiu a necessidade da região de obter o ramal da transposição. Durante toda a sexta-feira (22), a Caravana das Águas realizou eventos políticos na cidade de Piancó e Coremas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: