header top bar

section content

EXCLUSIVO: Pela primeira vez, representante da Energisa se pronuncia sobre os aumentos nas contas de luz

Gerente de combate a perdas falou com exclusividade à TV Diário do Sertão para dar explicações sobre o reajuste que tem provocado manifestações pelo estado

Por Jocivan Pinheiro

30/11/2017 às 16h34 • atualizado em 30/11/2017 às 16h36

Pela primeira vez desde que a revolta da população estourou, um membro da Energisa da Paraíba finalmente se pronunciou na imprensa de Cajazeiras a respeito do aumento exorbitante na conta de luz.

O gerente de combate a perdas Fabrício Sampaio falou com exclusividade, por telefone, com o repórter José Dias Neto, da TV Diário do Sertão, para dar explicações sobre o reajuste que tem provocado manifestações pelo estado.

Porém, Fabrício não entrou em detalhes de cálculos. Apenas atribuiu o reajuste que, segundo ele, foi de 14,55%, à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e não à Energisa.

Conforme ele justifica, esse reajuste é anual e aplicado no “aniversário de concessão” de todas as concessionárias de energia elétrica. No caso da Energisa, o aniversário é dia 28 de agosto.

Além desse reajuste anual regular, Fabrício diz que houve também aumento da tarifa vermelha. As bandeiras tarifárias (verde, amarela ou vermelha, nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, ou seja, os cálculos estão ligados diretamente a reservatórios de água – quanto mais escassez de água, maior o valor da tarifa.

VEJA TAMBÉM: Câmara de Cajazeiras lidera protesto contra a Energisa com caminhada, fogueira e ação na Justiça

Consumidores realizaram protesto em frente à Energisa de Cajazeiras

Em novembro a bandeira vermelha subiu para R$ 5,00 a cada 100 kWh (quilowatts-hora). Mas Fabrício revelou que em dezembro, devido a melhora no volume dos reservatórios, ela vai baixar para R$ 3,00 a cada 100 kWh. A variação de PIS/COFINS também deverá sofrer redução.

Questionado por que a empresa não enviou nenhum representante para a sessão especial realizada pela Câmara de Cajazeiras para debater o assunto (mesmo tendo sido convidada), Fabrício se resumiu a dizer que a Energisa está sempre à disposição para ajudar a esclarecer os reajustes na conta de luz e que se for convidada, se fará presente.

“Nem precisa convocar, basta convidar que nós estaremos à disposição a qualquer momento para ir até Cajazeiras e prestar todos os esclarecimentos. A orientação da empresa é clara de que a gente quer divulgar, quer se posicionar e explicar para as pessoas qual é a nossa parte nessa história e o que a gente pode fazer para reduzir essa conta de luz.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: