header top bar

section content

Ricardo autoriza construção de adutora que vai garantir abastecimento de água para cidade do Sertão

Com recursos na ordem de R$ 1,7 milhão, obra deve ficar pronta em cerca de seis meses

Por Jocivan Pinheiro

03/02/2018 às 14h54

Ricardo assina ordem de serviço para construção de adutora em Emas (Foto: José Marques)

O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta sexta-feira (2), a ordem de serviço para a construção da adutora do sistema de abastecimento de Emas, com recursos na ordem de R$ 1,7 milhão. A obra deve ficar pronta em cerca de seis meses, para, assim, levar água e oferecer mais qualidade de vida para cerca de 3 mil habitantes de Emas. Na ocasião, o governador foi agraciado com o Título de Cidadão deste município. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, o deputado federal Hugo Motta, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e auxiliares do Governo também estiveram presentes.

Na oportunidade, Ricardo Coutinho comentou que não há condições de um local se desenvolver se não tiver dois pilares: estrada e água. “Estrada, Emas já tem; e dentro de poucos meses, terá também a preciosa água. O papel das adutoras é resolver um problema grave na Paraíba, a falta de água. São cerca de 1.400 km de adutoras, sendo implantadas e continuarmos neste ritmo, em três anos o Estado chegará a tão sonhada segurança hídrica em todas as regiões”, afirmou.

O governador também falou sobre o início do Orçamento Democrático Estadual 2018 e pediu a participação de todos na plenária da região. “Ontem começamos, em Itaporanga, mais um ciclo do Orçamento Democrático, esse instrumento fundamental de democracia. Através dele, estamos conseguindo trazer muitos avanços para a Paraíba e a presença do cidadão é essencial para que as prioridades de cada região sejam escolhidas”, avaliou.

“Participar de um evento como este, nos dá muita alegria, porque estamos tendo a condição de iniciar uma obra tão importante para os moradores de Emas. Água é vida e pode transformar a realidade de um município, trazendo desenvolvimento local”, disse o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.

Ricardo assina ordem de serviço para construção de adutora em Emas (Foto: José Marques)

A obra compreende a captação flutuante no açude Cachoeira dos Cegos, com vazão de 28,8 metros cúbicos por hora; Adutora em tubos PVC Vinilfer, com diâmetro de 100 e 150 milímetros e extensão total de 17.300 metros.

Ao falar sobre a construção da adutora, o prefeito de Emas, Segundo Madruga, recordou que há mais de cinco meses a população sofre com a falta de água nas torneiras. “É uma obra muito importante para o nosso município, porque o período de seca trouxe muitas dificuldades para a população. Com a adutora nossa cidade tem muito a ganhar, já que a falta de água atrapalha a vida do povo e o desenvolvimento econômico de Emas”, pontuou.

“Esta cidade hoje passa por problemas devido à falta d’água para beber, cozinhar e fazer as outras atividades diárias, mas isso vai acabar quando a adutora ficar pronta. Ontem estivemos em Piancó, que sofre com o mesmo problema de Emas. Em poucos meses, estas duas cidades já terão suas adutoras”, falou o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia.

Para a dona de casa Francilene Silva, ter água nas torneiras diariamente vai ser um verdadeiro presente para os moradores de Emas que tanto pediram esta adutora. “Desde o ano passado que não temos água. A gente precisa ir buscar água com os baldes e trazer no carrinho de mão ou no jumento. É um sofrimento grande, mas tenho fé que isso vai acabar”, comentou.

Pedro Marques também é morador de Emas e afirmou que gosta muito da cidade, mas já pensou em se mudar porque sem água a vida fica mais complicada. “A gente precisa de água para tudo e viver assim nessa seca é muito ruim. Emas é um lugar bom para viver, mas com essa dificuldade eu já estava pensando em ir embora com minha família. Agora vou continuar por aqui, porque sei que vai chegar água”, comemorou.

Da Secom-PB

XEQUE-MATE

Xeque Mate recebe roteirista e atores do filme cearense e independente “Os Olhos de Alice” ; CONFIRA!

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Sara Samita e Dimas Andriola

RESUMÃO DA RODADA

Diário Esportivo lista principais acontecimentos da oitava rodada do Campeonato Paraibano

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em continência ao Senhor Jesus recebe o pastor Ismar e a cantora Rafaela Amaro; CONFIRA!