header top bar

section content

Paraíba tem aumento de quase 50% nas chuvas de fevereiro; cidades do Sertão do estado lideram ranking

As dez cidades com os maiores registros de chuvas em fevereiro foram do Sertão da Paraíba, onde os reservatórios começam a recarregar.

Por Diário do Sertão

04/03/2018 às 19h00 • atualizado em 04/03/2018 às 11h27

Muita chuva na região do Sertão da Paraíba

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, dos 223 municípios da Paraíba, 204 registraram chuvas no mês de fevereiro. A precipitação do mês foi de 24.361,6mm, de acordo com a Aesa, o que equivale a um aumento de 49,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, que registrou 16.327,7mm.

VEJA TAMBÉM!

VÍDEO: Barragem ‘estoura’ e leva grande volume de água direto para açude de Boqueirão, em Cajazeiras

VÍDEO: Após sangria de barragens, Boqueirão, Lagoa de Arroz e Coremas têm primeiras recargas do ano

As dez cidades com os maiores registros de chuvas em fevereiro foram do Sertão da Paraíba, são elas: Cachoeira dos Índios (343,1mm), Sousa (320,7mm), Cajazeiras (311,6mm), Monte Horebe (310mm), São Bentinho (303,8mm), Catingueira (295,8mm), Bonito de Santa Fé (292,7mm), São Domingos (281,8mm), São Mamede (275,2mm) e Conceição ( 271,7mm).

+ ‘Profeta da chuva’ prevê muita água para o Sertão da Paraíba: “Quem plantar em terra baixa vai perder”

Chuva na cidade de Itaporanga deixou ruas alagadas

Ruim
Apesar do grande aumento de chuva obtido nesse mês, 19 cidades do estado não houve registro de chuva, segundo a Aesa. São eles: Santa Cecília, Riacho de Santo Antônio, Cabaceiras, Camalaú, Coxixola, Puxinanã, Montadas, Areial, Boqueirão, Caturité, Boa Vista, Pocinhos, Soledade, Serra Branca, Parari, Esperança, Cubati, São Vicente do Seridó e Tenório.

Chove forte em várias cidades do Sertão (Foto: Diário do Sertão)

Previsão
Depois de sete longos anos de estiagem, uma boa notícia para o Estado da Paraíba, no Nordeste brasileiro. Durante a segunda Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro,em fevereiro, no Estado do Rio Grande do Norte, a previsão é chuvas na média, ou acima da média nos meses de março, abril e maio deste ano nas regiões da Paraíba.

+ Previsão é de chuvas acima da média na PB, Ceará e Rio Grande do Norte nos meses de março, abril e maio

A reunião com meteorologistas prevê como devem ser o período invernoso nos próximos três meses na Paraíba, Ceará e Rio grande do Norte. De acordo com os órgãos integrantes desse encontro regional, a expectativa é de que as chuvas ocorram com mais regularidade.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: