header top bar

section content

14 cidades do Sertão registram chuvas no Dia de São José e cresce esperança de bom inverno

A situação dos mananciais da região continua crítica, pois a recarga ainda é muito pouca.

Por Diário do Sertão

20/03/2018 às 16h06

Chuvas no Sertão da Paraíba (Foto: Cavalcanti Júnior)

Nessa segunda-feira (19), Dia de São José, o patrono das chuvas, choveu em 14 municípios sertanejos, são eles: Bom Jesus – 38,5 mm; Cachoeira dos Índios – 27,6 mm; Cajazeiras – 17,6 mm; Sousa – 15,3 mm; Marizópolis – 11,0 mm; Poço Dantas – 3,9 mm; Triunfo – 3,7 mm; Malta – 3,4 mm; Santa Cruz – 3,2 mm; São Mamede – 2,2 mm; São José de Piranhas – 2,2 mm; Bonito de Santa Fé – 1,4 mm; Mato Grosso – 1,0 mm; Santa Helena – 0,7 mm.

+ Mesmo com chuva, população de 8 cidades da região de Cajazeiras está a beira de colapso no abastecimento

Apesar dos poucos índices registrados nas cidades paraibanas, as chuvas refletem esperança de bom período invernoso para este ano, pois o Dia de São José é tido como um dia tradicionalmente chuvoso e de fartura para os nordestinos.

Segundo a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), a cidade de Bom Jesus foi a que registrou o maior volume de chuva (38,5 mm). Cachoeira dos Índios e Cajazeiras também estão na lista dos municípios com mais volume de chuva no dia de São José.

Açudes
A situação dos mananciais da região continua crítica, pois a recarga ainda é muito pouca. O açude com melhor situação é o São Gonçalo, na cidade de Sousa, com cerca de 17,84% da sua capacidade total.

O açude de Coremas está com 9,88% de sua capacidade. O açude Lagoa do Arroz, em Cajazeiras com 8,73% da capacidade máxima, são os mananciais sertanejos que completam a lista entre os açudes em melhores condições.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: