header top bar

section content

VÍDEO: Faculdade e Prefeitura lançam projeto de arborização de Cajazeiras com a árvore-símbolo da cidade

Projeto "Cajazeiras Viva" vai distribuir mudas de cajazeiras para serem plantadas no Centro e nos bairros

Por Jocivan Pinheiro

23/03/2018 às 15h58 • atualizado em 23/03/2018 às 15h59

A Faculdade Santa Maria, em parceria com a Prefeitura de Cajazeiras, lançou um projeto que pretende arborizar a cidade. Denominado de “Cajazeiras Viva”, a ideia é distribuir 200 mudas de cajazeiras – árvore que dá nome à cidade – para serem plantadas no Centro e nos bairros.

De acordo com Ana Goldfarb, diretora da FSM, além de cuidar do meio ambiente, o projeto resgatará a história de Cajazeiras.

“Em Cajazeiras nós somos cajazeirenses e cajazeirados em função dessa árvore, e eu acho que resgatar cajazeiras é resgatar nossa identidade, de onde viemos e provavelmente entender para onde vamos. Partindo desse princípio, nós lançamos o projeto”, disse.

VÍDEO: Faculdade Santa Maria faz parceria com Governo do Estado para instalar complexo de delegacias especiais em Cajazeiras

Ana Goldfarb, diretora da FSM

O projeto “Cajazeiras Viva” é amparado pela Lei 2.668/2017, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito José Aldemir (PP).

A lei dispõe sobre o plantio de mudas de cajazeiras em todos os espaços públicos da cidade, e o cidadão que quiser plantar uma muda em seu terreno, basta procurar a FSM.

“É um compromisso nosso e também da Prefeitura plantar o máximo possível para que a gente consiga uma segunda, uma terceira geração e dê uma cara de identidade e de orgulho maior para nossa Cajazeiras”.

Árvore cajazeiras dentro do campus da Faculdade Santa Maria

Os alunos da FSM estão engajados diretamente no projeto. “A maioria é de fora, e nas colações eles dificilmente encontravam uma árvore de cajazeiras para fazer as fotos. Isso não é uma coisa legal. Eles queriam voltar para suas cidades com a identidade da cidade registrada, e daí veio a ideia do projeto”, ressaltou Ana Goldfarb.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: