header top bar

section content

Em apenas 24h foram confirmados 11 casos de dengue e outros 40 pacientes com conjuntivite em Sousa

Em alguns casos, os pacientes ficaram internados tomando medicação e em observação pela equipe médica.

Por Campelo Sousa

17/04/2018 às 07h47

UPA de Sousa (foto: Charley Garrido)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Sousa, realizou mais de 200 atendimentos médicos em apenas 24 horas.

De acordo com a equipe médica a maioria dos atendimentos foram pacientes com diarreia, febre, dor no corpo. Pelos menos 40 pessoas foram diagnosticadas com conjuntivite e outras 11 foram diagnosticadas com dengue.

Em alguns casos, os pacientes ficaram internados tomando medicação e em observação pela equipe médica.

O que é a dengue?

É doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do Aedes aegypt, mosquito que se multiplica em depósitos de água parada. No mundo todo existem, oficialmente, cinco tipos de vírus da dengue no Brasil, porém, circulam apenas quatro.

Como identificar os sintomas?

Febre, dores de cabeça, atrás dos olhos, nos músculos, além de um cansaço intenso, enumera Thaís Guimarães, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia. Os sinais costumam aparecer de sete a quinze dias após a picada sendo a febre e a dor de cabeça os primeiros e podem durar até uma semana.

O que é conjuntivite?
A conjuntivite é uma doença ocular que causa inflamação da conjuntiva e na esclera (parte branca do olho), uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e a parte interna das pálpebras.

A inflamação pode afetar um ou os dois olhos, mas é comum que os dois olhos sejam afetados, por conta da proximidade um do outro. Costuma durar entre 1 e 2 semanas, geralmente não causa sequelas e é bem frequente no verão. A conjuntivite pode ser caracterizada como aguda ou crônica. .

Os vasos sanguíneos da esclera estão na conjuntiva e, quando inflamada, eles ficam com um aspecto avermelhado.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: