header top bar

section content

Choveu em abril 30% do esperado para quatro meses em cidade do Nordeste

Período é conhecido como quadra chuvosa, que vai de abril até agosto.

Por Diário do Sertão

24/04/2018 às 15h44

rânsito ficou bloqueado em diversas vias alagadas em Maceió (Foto: Michelle Farias)

O mês de abril ainda nem terminou, mas já é um dos mais chuvosos dos últimos anos em Maceió. A Defesa Civil Municipal informou nesta segunda-feira (23) que choveu 30% do esperado para toda a quadra chuvosa, período que teve início no dia 15 deste mês e vai até o mês de agosto.

Segundo a Defesa Civil, o previsto para o mês de abril era um volume de chuva de 207 mm, mas até esta manhã já havia chovido 333 mm, o maior volume de chuva registrado no mesmo período dos últimos seis anos.

Nos 23 dias de abril de 2013, foi registrado um volume de 223 mm; neste mesmo intervalo em 2014 foram 170 mm; em 2015, choveu apenas 9,7 mm; já em 2016 o volume voltou a subir, foram registrados 85,4 mm; e em 2017, 211,6 mm.

A chuva provocou estragos em Maceió e região Metropolitana. Rios transbordaram, muitas pessoas ficaram ilhadas e precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Três casas desabaram na Grota do Estrondo, deixando famílias desalojadas. Teve alagamento até dentro do Hospital Geral do Estado.

“Choveu mais que o esperado e por isso nós estamos em atenção. Hoje o sol voltou a aparecer e vamos ver o balanço do que ela causou”, diz o coordenador da Defesa Civil municipal, Dinário Lemos.

As equipes da Defesa Civil estão nas ruas e fazem vistorias nos imóveis atingidos pela água. No domingo (22), o órgão atendeu 17 chamados. Nesta segunda eles distribuem colchões e as famílias que perderam suas moradias estão sendo cadastradas para o aluguel social.

G1

Fonte: - https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/choveu-em-abril-30-do-esperado-para-quatro-meses-em-maceio-diz-defesa-civil.ghtml

Recomendado pelo Google: