header top bar

section content

Enterro de paraibano confundido com criminoso no CE tem protesto com tacos de sinuca, no Sertão

Vítima que morreu e mais três amigos foram confundidos com criminosos por Polícia Militar do Ceará.

Por G1

03/08/2018 às 08h09

Amigos de José Messias fizeram protesto durante enterro de jogador de sinuca em Patos, na PB (Foto: Rafaela Gomes/TV Paraíba)

O corpo do competidor de sinuca José Messias Guedes Oliveira, de 35 anos, foi enterrado no fim da tarde desta quinta-feira (2), na cidade de Patos, no Sertão paraibano. Ele foi morto na terça-feira (31) após o carro em que estava ser confundido com o de criminosos em uma abordagem policial em Campos Sales, no interior do Ceará. O enterro aconteceu no cemitério Santo Antônio.

Durante o enterro, amigos de José Messias levaram tacos de sinuca e uma faixa em protesto contra o erro da Polícia Militar do Ceará. “Não confundam meu taco de sinuca com armas de fogo”, dizia uma faixa.

Segundo familiares, o corpo foi velado durante toda a noite desta quarta-feira (1º) e o dia desta quinta-feira, depois de chegar do estado do Ceará. No carro, havia quatro paraibanos e um deles morreu depois de ser baleado.

Eles estavam indo para um evento de sinuca. Um sobrevivente declarou no boletim de ocorrência que um policial relatou ter recebido ligação de um frentista denunciando que havia homens com fuzis em um veículo igual ao que eles estavam.

O pai do motorista acredita que os policiais adotaram um procedimento errado e destaca que os outros ocupantes do carro não morreram “por um milagre”. Segundo ele, o filho não teria percebido que se tratavam de policiais e acelerou até uma cidade próxima. “A polícia fez um bloqueio para averiguar. Infelizmente não deu tempo fazer a barreira e os meninos se depararam com a viatura e os policias já atirando”, disse.

Um amigo da vítima disse ao G1 que o frentista de um posto de combustíveis onde eles pararam para lanchar e abastecer o carro acionou a polícia após ter visto as malas com os tacos dentro do carro e achar que fossem fuzis.

Tacos de sinuca foram confundidos com armas, e policiais atiraram em competidores (Foto: Edson Freitas/TV Verdes Mares)

A secretaria da Segurança Pública informou que equipes da Polícia Militar foram acionadas para verificar uma denúncia anônima de “homens em atividades suspeitas em um carro”. Os militares foram até o local e avistaram o veículo na CE-371, iniciando uma perseguição. Segundo a nota, intermitentes e sinais sonoros foram ligados, mas o automóvel não reduziu a velocidade nem parou no posto rodoviário estadual de Campos Sales.

“Foi solicitado apoio de outras viaturas para montar um bloqueio policial na entrada da cidade de Campos Sales e o motorista do veículo acelerou em direção das viaturas, momento em que os policiais atiraram contra o automóvel”, diz a secretaria. A polícia realizou buscas no carro, mas não encontrou armas.

Competidor de sinuca foi morto em ação policial (Foto: Arquivo pessoal)

O competidor José Messias Guedes Oliveira, 35 anos, foi atingido na região do abdômen e morreu. Um outro jogador que estava no carro foi ferido de raspão no pescoço e socorrido em um hospital. O veículo foi atingido por diversos tiros.

Os jogadores registraram um boletim de ocorrência na Delegacia Regional do Crato, que é a plantonista da região, mas a investigação foi enviada para a unidade de Campos Sales. Nesta manhã, o delegado que investiga o caso ouviu pessoas que estavam no carro e outras testemunhas, mas não divulgou o conteúdo dos depoimentos.

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2018/08/02/jogador-de-sinuca-morto-ao-ser-confundido-com-criminoso-e-enterrado-na-pb.ghtml

Recomendado pelo Google: