header top bar

section content

Muita chuva e a população com sede: Cidade do Sertão entra em colapso no abastecimento

A prefeitura ainda não se pronunciou sobre medidas emergenciais para socorrer a população do colapso no abastecimento de água.

Por

01/02/2016 às 15h55

Açude Cachoeira dos Alves com pouco mais de 1% da sua capacidade

O Sertão do estado da Paraíba vem recebendo boas chuvas desde o início do mês de janeiro de 2016, mas não foram suficientes para repor os índices dos mananciais depois de três longos anos de estiagem.

VEJA TAMBÉM

Água das chuvas começam a chegar nos açudes da região de Cajazeiras. Confira!

Como reflexo desse quadro, a população de Itaporanga, estimada em mais de 24 mil habitantes ficou sem abastecimento a partir desta segunda-feira (1º).

A informação foi confirmada pela Cagepa, através da Gerência Regional das Espinharas. De acordo com a gerenciadora das águas na Paraíba, a barragem de Cachoeira dos Alves, responsável pelo abastecimento de Itaporanga está com nível muito baixo não sendo recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

 

A Cagepa também encaminhou um comunicado oficial à imprensa e ao poder público local comunicando a decisão.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, Cachoeira dos Alves está com apenas pouco mais de 1% de sua capacidade. A capacidade máxima do manancial é de 10.611.196 de metros cúbicos.

A prefeitura tomou algumas medidas emergenciais para socorrer a população do colapso no abastecimento e instalou caixas em vários bairros da cidade, mas o problema é que não tem onde buscar água para encher os reservatórios.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: