header top bar

section content

Vídeo: Médico de Cajazeiras é destaque no Fantástico da Globo e fala sobre caso raro. Veja vídeo!

Dr. Charles Marques Lourenço é um dos médicos mais requisitados para proferirem palestras sobre doenças genéticas raras.

Por

28/12/2015 às 20h00


 

Nesse domingo (27) o Fantástico exibiu uma matéria sobre o menino Artur, nascido em Petrolina-PE, mas que há dez anos foi embora para os Estados Unidos para se tratar de uma doença rara diagnosticada quando ele ainda era bebê.

Na matéria, o Fantástico entrevista um dos principais médicos brasileiros especialistas em doenças genéticas, Charles Marques Lourenço.

Além de conhecerem a história de superação do menino Artur e sua família, os cajazeirenses tiveram um motivo a mais para assistirem à matéria. É que Dr. Charles é de Cajazeiras.

O médico geneticista nasceu e estudou na terra do Padre Rolim. Ele é sobrinho do empresário e professor Rubismar Galvão.

Dr. Charles se formou em Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fez residência médica e doutorado em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente mora em Ribeirão Preto-SP.

Ele se tornou médico de destaque na área e por isso é um dos mais requisitados para proferirem palestras sobre doenças genéticas raras, como no caso do menino Artur, que sofre da Doença da Urina do Xarope do Bordo, que prejudica o metabolismo e pode levar à morte.

Em 2005, quando tinha dois anos e meio, Artur teve que se mudar com a família para os Estados Unidos em busca de um transplante de fígado. Só agora, dez anos depois, ele conseguiu realizar um sonho: voltar ao Brasil e conhecer os parentes que ficaram por aqui. Assista ao vídeo acima!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: