header top bar

section content

Premonição: Antiga “Pedra do Fumo”, cidade do Sertão muda nome após sugestão de Frei Damião: “Ele disse que fumo terminaria em fumaça”

O ex-gestor explicou que o nome da cidade se originou do achado de uma rocha, que atualmente abriga o centro da cidade

Por

24/12/2015 às 16h39

Cidade de Pedra Branca, Vale do Pincó, Sertão do estado. População estimada em 3.721 habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2010. Área territorial de 194 km².

Veja mais!

? Agricultores clamam por poços e açudes, prefeitura nega e ex-vereador denuncia: “Máquinas do PAC são usadas em obras de particulares”

Moradores de zona rural carregam água em lombo de jumento; vereador cobra de prefeito

Inicialmente a cidade recebeu o nome de “Pedra do Fumo”. De acordo com o ex-prefeito do município, Antonio Bastos, uma pedra de  mais de quatro metros de altura foi encontrada quando as várzeas do local foram descobertas por produtores rurais que procuravam ração para suas criações.

 

O ex-gestor explicou que o nome da cidade se originou do achado dessa rocha gigante, que atualmente abriga o centro do município sertanejo. 

Ele explicou que os produtores e viajantes se abrigavam em baixo da pedra até que certo dia nasceu um pé de fumo no local e a cidade foi batizada pela primeira vez por Pedra do Fumo.

Antonio Bastos explicou que no ano de 1959, os fundadores do município tentaram mudar o nome, época em que Frei Damião estava no município em missão quando sugeriu o nome atual da cidade: Pedra Branca.

 

Ele disse que o religioso elogiou as serras da cidade e declarou “que fumo terminaria em fumaça”, e depois desse ocorrido todos aceitaram a mudança, mas somente em 1964 Pedra Branca passou de Distrito para cidade.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: