header top bar

section content

Vereadores e população lotam a Câmara de cidade do Sertão por providências contra a seca. Vídeo!

O vereador João Guimarães, idealizador da audiência, lamentou a ausência de alguns convidados, mas disse que sai da reunião com otimismo

Por

12/12/2015 às 16h15

Políticos, sociedade civil organizada, autoridades públicas e a população debateram sobre os problemas relacionados à seca no município de Itaporanga em audiência pública realizada na última quinta-feira (10) na Câmara Municipal da cidade. Alguns convidados importantes não compareceram. Entre eles, representantes dos dois principais órgãos de controle de água do Estado, a AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba) e a Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).

O prefeito Audiberg Alves esteve presente e se comprometeu a cobrar desses dois órgãos ações mais contundentes no combate aos efeitos da seca na região. Para se ter uma ideia, o açude Cachoeira dos Alves, que abastece Itaporanga e outros municípios da região, está com apenas 8,5% de sua capacidade. Por causa disso, Itaporanga é um dos municípios paraibanos que se encontram em estado de emergência decretado pelo Governo do Estado.

Veja mais:

Com açude quase seco, sertanejos perdem a fé e profetizam: "O próximo ano será pior"

► Multidão participa das festividades religiosas de Itaporanga; padre agradece à participação de todos

O vereador João Guimarães, idealizador da audiência, não ficou satisfeito com o público presente, lamentou a ausência de alguns convidados, mas disse que sai da reunião com otimismo. “O público não foi o que a gente esperava, mas as entidades deram a sua contribuição e, se Deus quiser, a gente vai abraçar essa causa e chegar a um objetivo maior”, declarou.

Já o vereador Ivanildo Costa foi menos diplomático e fez duras críticas aos governos das três esferas. “Nós não aguentamos mais enganação dos governos estadual, municipal e federal, já que o povo clama nos quatro cantos na nossa cidade em busca de soluções, de poços artesianos, para salvar a sede que vem assolando nossas famílias”, disse.

Ele também lamentou a ausência dos representantes da AESA e da Cagepa na audiência, mas classifica o encontro como “proveitoso". “Foi triste a falta de compromisso de dois setores importantes da nossa Paraíba, que foi um representante da Cagepa e um representante da AESA. Mas foi proveitoso. E torcemos que saia do papel.”

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan