header top bar

section content

Driblando a seca, produtores usam alternativas e salvam lavoura de melão que produz 90 toneladas em Conceição

São quase 4 hectares plantadas de melão aguados de 4 poços artesianos feitos na propriedade, que têm em média 12 mil litros/hora de vazão. Confira vídeo!

Por

09/12/2015 às 07h11

Mesmo diante da crise hídrica, o cultivo de melão, da fazenda do senhor Francisco Pereira, mais conhecido por ‘Tico Maculada’, localizada na comunidade Cabaças dos Martins, zona rural da cidade de Conceição, deve tingir uma média de 90 toneladas em pouco mais de 120 dias. O cultivo pertence a três filhos do proprietário: Lucenildo, Ronildo e Lucicleide Pereira.

Veja mais:

Com mega estrutura, igreja constrói terceiro maior monumento do Brasil no Sertão da PB; Estátua tem 32 metros de altura e devotos visitam todos os dias para pagar promessas

Com açude quase seco, povo de Itaporanga perde a fé e profetiza: "O próximo ano será pior que este"

O investimento em equipamentos e a boa técnica de manejo ajudou o responsável pelo cultivo do melão, Lucenildo Pereira, conhecido como ‘Nem’, a enfrentar o período de crise hídrica. Além da irrigação, que é feita por poços artesianos, a maneira como foi feito o plantio das sementes evita desperdício d’água e perdas da hortaliça. São quase 4 hectares plantadas de melão aguados de 4 poços artesianos feitos na propriedade, que têm em média 12 mil litros/hora de vazão.

Conforme explicou o produtor Lucenildo, depois do terreno preparado é feito o sistema de irrigação através de gotejamento. Depois disso, os muros são cobertos com lona preta para em seguida, ser feito o plantio das sementes. Em média segundo explicou o produtor, são 65 dias entre o plantio e a colheita do produto.

No início são gastados em média 20 mil litros d’água por dia no plantio de 4 hectares da hortaliça. À medida que o melão vai nascendo os litros d’água vão aumentando, podendo chegar a mais ou menos 100 mil litros por dia no período de crescimento até ficar maduro, no ponto da colheita.

Na propriedade existe um reservatório de água com capacidade para 220 mil litros. Os poços artesianos abastecem o reservatório, que faz a distribuição para o aguamento do cultivo, com um sistema bem feito e seguro, o que economiza a água.

O investimento inicial de toda a área foi em torno de 30 mil reais. O valor somado aos custos com plantio pode chegar a pouco mais de 40 mil reais. Como o melão atingiu o menor preço dos últimos anos, algo em torno de 50 centavos o quilo no mercado atacadista, o produtor espera apenas empatar nesse primeiro plantio, com uma safra com números financeiros em torno de 45 mil reais em vendas. O retorno financeiro, segundo ele, deve vir a partir do segundo plantio, uma vez que todo o terreno e os equipamentos já estão prontos e a ponto de uma nova plantação sem gastos adicionais, com exceção dos trabalhadores, que começam com três diariamente, podendo chegar a dez trabalhadores no período de colheita.

Durante o plantio, cada trabalhador recebe uma diária de trinta reais, livres de alimentação. Já durante a colheita o produtor paga a cada trabalhador quarenta reais, também livres de alimentação.

A produção do melão da fazenda é escoada para as cidades de Juazeiro da Bahia, Recife-Pernambuco, João Pessoa na Paraíba e Juazeiro do Norte no Ceará. Todo o produto passa por um rigoroso controle de qualidade e muita segurança no transporte. Para evitar prejuízos a hortaliça é coberta com palhas especiais, que evitam que seja danificada, durante o transporte.

DIÁRIO DO SERTÃO com Vale do Piancó

Tags:
Recomendado pelo Google: