header top bar

section content

Raimundo Lira tranquiliza paraibanos sobre risco de colapso no Rio São Francisco

Para Lira, as medidas preventivas são importantes para garantir o consumo de água ao longo do rio.

Por

27/11/2015 às 14h01

Raimundo Lira tranquiliza paraibanos sobre risco de colapso no Rio São Francisco

Presidente da Comissão Temporária para Acompanhamento das Obras de Transposição e Revitalização do São Francisco, o senador Raimundo Lira (PMDB) tranquilizou os paraibanos que esperam ansiosos pela chegada das águas advindas do Velho Chico.
 
Raimundo Lira, que recentemente visitou o canteiro de obras da transposição, nos trechos da Paraíba, disse que ficou satisfeito com estudos do governo federal que descartaram o risco de colapso no rio. Os dados foram apresentados esta semana por representantes do governo em uma audiência pública promovida pela Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas.
 
Durante a audiência, eles relataram ações do governo em favor do rio, reconheceram a situação delicada da seca e afirmaram que não há risco de colapso.
 
Para Lira, as medidas preventivas são importantes para garantir o consumo de água ao longo do rio. Ele reconheceu que os anos de 2014 e 2015 foram “críticos” em relação às chuvas, mas disse que há uma expectativa de melhoria nas regiões do médio e do alto São Francisco, por conta do início da estação chuvosa.
 
CAE – Esta semana, com apoio de Raimundo Lira, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 202/2015, que prevê a isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) de imóveis rurais localizados à margem do rio São Francisco, de seus afluentes e de suas nascentes, em que esteja preservada ou em processo de recomposição a vegetação das áreas de preservação permanente.
 
O projeto ainda será submetido a turno suplementar na comissão, mas já recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
 
Paraíba – Raimundo Lira reafirmou que, até 2017, mais de 100, dos 223 municípios da Paraíba, serão beneficiados com as águas advindas do Rio São Francisco. As águas do Velho Chico, conforme assegurou o senador do PMDB, inundarão o açude Epitácio Pessoa, que está com pouco menos de 13% de sua capacidade, e outros reservatórios do Estado.
 
Ele disse não ter dúvida de que a transposição será a solução definitiva para o problema de abastecimento nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, que sofrem os efeitos da seca.
 
“Até dezembro de 2016, e no mais tardar no primeiro trimestre de 2017, as águas do São Francisco estarão inundando a barragem do Epitácio Pessoa, e chegando na barragem de Caiçara, no município de Cajazeiras” garantiu Raimundo Lira.
 
Assessoria de Imprensa

Tags:
Recomendado pelo Google: