header top bar

section content

Universitários de faculdade de Cajazeiras promovem um dia de saúde no lixão para prevenção de doenças. Veja!

Renata destacou que o Novembro Azul não se restringe apenas aos cuidados com o câncer de próstata, mas também com outras doenças. Confira vídeo!

Por

13/11/2015 às 15h07

Preocupados com a situação de vulnerabilidade em que se encontram os homens que ganham a vida catando materiais recicláveis no lixão de Cajazeiras, alunos e alunas do 8º período do curso de Enfermagem da Faculdade Santa Maria aproveitaram que novembro é um mês especialmente dedicado à saúde do homem e desenvolveram um importante projeto para conscientizar esse grupo de risco.

  

Liderados pela professora Renata Moreira, eles foram até o lixão realizar exames e palestras informativas para os catadores, a fim de deixá-los conscientes da necessidade de o homem também ter atenção redobrada com a sua saúde.

?

Renata destacou que o Novembro Azul não se restringe apenas aos cuidados com o câncer de próstata, mas também com outras doenças que afligem especialmente as pessoas do sexo masculino. O caráter preventivo do projeto tenta fazer com que esses cuidados se tornem rotina na vida do homem.

 

“Essa ação foi desenvolvida aqui no lixão para que a gente conscientize essa população de que existe prevenção à saúde, oferecendo alguns tipos de exames e algumas orientações sobre câncer de próstata, de pênis, uso da camisinha, prevenção às DST’s, glicemia e hipertensão. E essas ações não devem ser desenvolvidas somente no mês de novembro, mas sim todos os meses. Aí fica uma chamada para os gestores, que entrem em ação com essa população que é tão sofrida e não busca a sua prevenção”, ressaltou.

 

A estudante Kariny Marques explicou que o descaso do homem com a sua própria saúde ainda é uma questão cultural, e o projeto busca quebrar esse paradigma, sobretudo em grupos de maior vulnerabilidade social. “O homem, desde pequeno, já vem com essa questão de que ele é o sexo forte e a mulher o sexo frágil. Então um objetivo que a gente vem trazendo desde que a gente entrou na Santa Maria é mostrar para o homem que ele também precisa cuidar da saúde”, disse.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: