header top bar

section content

Sobre a água: Caixa d’água aparece em açude, poços artesianos e paralização do funcionamento na adutora

De acordo com o diretor da CAGEPA, cabe ao governador decidir quem vai ser responsável pelo tratamento da água da Adutora

Por

27/10/2015 às 07h54

Adutora vai distribuir água para a população da cidade de Sousa (foto: Diário do Sertão)

Com a grande estiagem, a cidade de Sousa vem passando por um colapso no abastecimento de água. O açude de São Gonçalo que abastece as cidade de Sousa, Marizópolis, Nazarezinho e os Núcleos Habitacionais, I, II e III está com menos de 4% da sua capacidade total.

Com o açude praticamente seco, um fato histórico aconteceu. Uma caixa d'água feita na década de 30 reapareceu. Sendo coberta pelas águas, desde então nunca mais tinha sido vista, mas devido a seca a caixa está praticamente descoberta.

Para tentar sanar essa crise, a Prefeitura de Sousa tem se empenhado a perfurar poços artesianos em todos os bairros da cidade para atender a demanda da população.

Por outro lado, o Governo do Estado construiu a adutora do Pintado que começou a ser operada em forma de testes, mas em virtude de um vazamentos o trabalho precisou ser interrompendo. Mas segundo o gerente da CAGEPA em Sousa Dedé Veras, a adutora será entregue e voltará a funcionar em definitivo após a sua inauguração, prevista para o dia 07 de novembro.

A Estação de Tratamento construída especialmente para receber as águas do complexo Coremas / Mãe D’água é moderna é facilita o melhor resultado da qualidade do líquido precioso que será distribuído na cidade.

Ainda de acordo com Dedé Veras, cabe ao governador Ricardo Coutinho decidir quem vai ser responsável pelo tratamento da água da Adutora do Pintado. “Seria correto o serviço ser entregue ao DAESA, porque é o órgão que administra a distribuição de água da cidade, se possível faremos um treinamento de 15 a 20 dias com os profissionais do DAESA. Como não paga os serviços a CAGEPA, cabe a empresa municipal realizar o tratamento”, concluiu. 

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: