header top bar

section content

CZ: Médico cobra parceria com escolas para orientar adolescentes sobre o sexo seguro

Oscar Sobral também alertou as gestantes com relação aos cuidados com a gravidez e importância do pré-natal

Por

08/09/2015 às 16h06

O médico de Cajazeiras, Oscar Sobral participou do programa Sertão Alerta da TV Diário do Sertão e respondeu perguntas dos telenautas relacionadas à saúde da mulher.

Para iniciar, Oscar falou sobre as mamães que têm seus bebês ainda adolescentes e os perigos que elas podem correr. Para o médico, a idade certa de engravidar é acima de 20 anos até os 35 anos. “Fora dessa faixa etária, o pré-natal é complicado, principalmente quando muito jovem, pois elas costumam não obedecerem as recomendações”, disse.

O médico cobrou mais parceria entre Saúde e Educação para que os adolescentes sejam mais orientados, principalmente no setor público. Segundo Oscar, a bebida leva ao sexo e muitas vezes, acaba em gravidez indesejada. “Devia existir uma disciplina nas escolas que orientasse essa questão da gravidez na adolescência”, disse.

Oscar Sobral também alertou as gestantes com relação aos cuidados com a gravidez e importância do pré-natal. “Têm gestantes que, mesmo sabendo os riscos, insistem em beber, fumar ou desobedecer as orientações médicas”.

O médico falou ainda sobre a mortalidade infantil e lamentou o fato do município não possuir uma UTI Neonatal. “Sem sombra de dúvidas, diminuiria a mortalidade desses bebês, mas, infelizmente não dispomos disso e os profissionais não podem ser culpados por isso”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: