header top bar

section content

0800: Prefeita da região de Cajazeiras realiza parceria com ANID e anuncia internet gratuita à população. Veja

O Junts é um projeto de inclusão digital da Anid e poderá ser acessado livremente - depois que o usuário preencher um cadastro online. Confira aqui!

Por

16/07/2015 às 17h00

Bonito de Santa fé terá internet gratuita parceria com ANID

O acesso gratuito e de boa qualidade à internet chega ao município de Bonito de Santa Fé, no Sertão da Paraíba, e beneficia também moradores da zona rural. A Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e a Prefeitura do município vão inaugurar próximo sábado seis pontos de compartilhamento de internet em locais públicos de comunidades carentes e na zona rual – é o projeto “Junts”, da Anid. Em uma estimativa feita pela prefeita Alderi de Oliveira Caju, 5 mil pessoas poderão acessar a rede, um serviço que, anteriormente, era instável na região.

A comunidade aguarda com esperança a inauguração do “Junts” em Bonito de Santa Fé, a 484 quilômetros da capital João Pessoa. O Junts é um projeto de inclusão digital da Anid e poderá ser acessado livremente – depois que o usuário preencher um cadastro online – nos bairros Casas Populares, Antolândia, Jardim das Neves, no terminal rodoviário, na praça central Corsina Arruda e na vila rural São Luiz.

– Estamos ansiosos porque agora poderemos nos comunicar com o mundo – comemora a prefeita Alderi de Oliveira Caju. Ela destacou a importância da conexão pelos adolescentes e o quanto eles serão beneficiados. “São estudantes, estão aprendendo, fazendo pesquisas, consultado dúvidas e o acesso à rede vai fazer toda a diferença.”

Bonito de Santa Fé está perto da divisa com o Estado do Ceará, em pleno Semiárido, onde as chuvas são escassas.  Os 10.806 habitantes (IBGE 2010) ainda contam com a pouca água do açude Bartolomeu I (hoje com 24% de sua capacidade total) e na zona rural o abastecimento é feito por carro-pipa. Apesar da ausência de água ou outras riquezas, a prefeita Alderi de Oliveira falou sobre a disposição da população para o trabalho e sobre projetos que são referência nacional, como o de resíduos sólidos, que mudou a rotina da cidade. – Agora, com a internet a cidade vai avançar em tecnologia – anunciou a prefeita.

O esforço para inclusão digital é global e vem sendo mobilizado por instituições como as Organizações das Nações Unidas (ONU) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI). O Fórum de Governança da Internet, que tem o apoio da ONU, discute a democratização da Internet e neste ano será realizado em João Pessoa, em novembro. O presidente da Anid, Percival Henriques, salientou que um dos tópicos a serem levantados será a inclusão do próximo bilhão de pessoas no mundo online. 

– No Brasil ainda são 100 milhões de pessoas desconectadas. Apenas 30% da população rural acessou a Internet em 2013, como mostrou a pesquisa do Comitê Gestor de Internet no Brasil. E quando nos voltamos para os que estão conectados vemos o quanto o serviço de banda larga é deficiente e sem qualidade. Esperamos mudar esse cenário – avaliou Percival Henriques.

A inauguração do “Junts” em Bonito de Santa Fé será no próximo sábado, a partir das 19 horas, na praça central Corsina Arruda.

Acesso à Internet chega à zona rural
No assentamento São Luiz, ligado ao município de Bonito de Santa Fé, cerca de 50 famílias receberão o sinal de internet com estabilidade. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Fernando de Lima, citou os benefícios da rede aos agricultores, que terão acesso a mais informações  e, especialmente, sobre o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), uma exigência do governo federal.

– O CAR é feito pela Internet e todos os proprietários rurais terão que preencher. Muitas vezes os agricultores não têm informações sobre esse cadastramento e não sabem do que se trata. Pela Internet eles irão conhecer o sistema, o que irá facilitar o processo. Quando estiver completo, o CAR vai dar um panorama sobre uso do território brasileiro, áreas cultivadas, áreas de pasto e regiões degradas. Ele – explicou o secretário.

Luiz Fernando de Lime ressaltou ainda o alcance dos direitos de cidadão para quem mora longe dos centros urbanos:
– A cidade mais próxima deste assentamento é Bonito de Santa Fé, no interior do Brasil. Os agricultores não costumam acompanhar as ações da prefeitura. Mas pela Internet eles poderão acessar o nosso Portal da Transparência, os programas que a prefeitura aplica e participar mais como cidadãos das decisões comunitárias.
 
DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan