header top bar

section content

4ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Sousa

Sousa realizou nesta segunda- feira (06) a 4ª Conferência Municipal de Saúde

Por

07/07/2015 às 17h52

Sousa realizou nesta segunda- feira (06) a 4ª Conferência Municipal de Saúde.

Sousa realizou nesta segunda- feira (06) a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento com tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro com Equidade” foi realizado pela manhã e tarde no auditório da Universidade Federal de Campina Grande – Centro. E  discutiu as propostas que nortearão a saúde do município durante os próximos quatros anos.

A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria de Saúde é fruto da convocação do Conselho Nacional de Saúde para realização da 15ª Conferência Nacional que será realizada em Brasília, durante o mês de setembro, e abordará ainda os seguintes eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade, Participação e Controle Social, Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, Financiamento do SUS e Relação Público- Privado, e Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde.

“A conferência serve para oxigenar os profissionais de saúde, levantado temas que realmente importam a exemplo da ampliação do acesso à saúde, o financiamento da saúde”, afirmou o palestrante Nelson Calsavara, Assessor do COSEMS-Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba.

Os profissionais de saúde enfatizaram a importância da conferencia, “A conferência serve de instrumento de escuta, para que possamos discutir o que acontece no município de Sousa, suas dificuldades e procurar alternativas de solução”, disse Laura Della Nobrega.

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatros anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários.
 
Do Decom

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!