header top bar

section content

Secretaria confirma denúncia de vereador e coloca Cajazeiras e mais 29 cidades com alto risco de dengue

Comparando com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 1.116 notificações, houve um aumento de 53,13%.

Por

07/05/2015 às 15h55

Secretaria emite relatório de doenças na Paraíba

De 1º de janeiro a 28 de março de 2015 foram notificados 2.488 casos suspeitos de dengue na Paraíba, de acordo com o Boletim Epidemiológico nº 3, divulgado esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Dentre esses casos destacam-se 16 classificados como dengue com sinais de alarme e dois de dengue grave. Comparando com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 1.116 notificações, houve um aumento de 53,13%.

Até a 12ª semana epidemiológica, foram notificados três óbitos, sendo um por outras causas (no município de Marcação) e dois em investigação (nos municípios de Duas Estradas e Alhandra). Os óbitos que se encontram em investigação estão aguardando o resultado do laboratório do Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, e seguem acompanhados pela área técnica e municípios, conforme preconizado pelo protocolo do Ministério da Saúde. A SES recomenda às secretarias municipais de saúde o alerta de manter a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que os óbitos sejam evitados.

Veja a denuncia do vereador durante a sessão da câmara dos vereadores de Cajazeiras

“A Gerência Executiva de Vigilância em Saúde sinaliza a importância da continuidade das ações de assistência e vigilância oportuna para os casos suspeitos de dengue, tendo em vista que a doença está presente em todas as regiões do Estado. Registrar casos da doença conforme definição de caso suspeito é ter o conhecimento da real situação de saúde e propor as medidas de prevenção e controle”, explicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega.

Dengue e chikungunya – Durante o mês de março, 207 municípios realizaram o 2º Levantamento de Índices, para avaliar a infestação predial pelo Aedes aegypti, através do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) e LIA (Levantamento de Índice Amostral), sendo este último para municípios que possuem até 2 mil imóveis.

De acordo com os resultados, 66 municípios da Paraíba atualmente estão em situação de risco para ocorrência de surto. No Sertão 30 cidades estão na lista, são eles: Teixeira, Cajazeiras, Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Desterro, Água Branca, Triunfo, Bernardino Batista, Princesa Isabel, São Bento, Cachoeira dos Índios, Patos, Taperoá, Belém do Brejo do Cruz, Malta, Sousa, Carrapateira, Livramento, Mãe D’água, Santa Luzia, Santa Terezinha, Santana de Mangueira, Juru, Monte Horebe, Assunção, Itaporanga, Condado e São José de Caiana.

Alerta
Noventa e nove municípios estão em situação de alerta e 42 em situação satisfatória. Segundo classificação de risco do Ministério da Saúde referente aos índices, é considerada satisfatória a situação do município com o Índice de Infestação Predial (IIP) menos que um; em alerta, os municípios com IIP entre 1 e 3,9; e em situação de risco os municípios com IIP maior que 3,9 (para cada 100 casas pesquisadas).

“O aumento do número de casos de dengue e o avanço da infestação vetorial, observada no 2º ciclo de levantamento de Índice (LIRAa e LIA), em alguns municípios, demonstram que a consolidação do controle vetorial não tem alcançado o êxito esperado. Acredita-se que as principais causas tenham sido a não universalização das ações em cada município e a descontinuidade na execução das atividades de campo no combate ao vetor. É imprescindível que, ao término de cada LIRAa e /ou LIA, seja feita a análise dos dados junto a área técnica de vigilância epidemiológica e rede assistencial, para o direcionamento das atividades de controle do vetor da dengue e de condução dos casos suspeitos”, disse Izabel Sarmento.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: