header top bar

section content

Em Sousa: conheça a rotina das mulheres samuzeiras: “Nossa meta é salvar vidas”. Fotos!

O dia 08 de março foi um dia de comemoração para elas, as mulheres que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

Por

09/03/2015 às 17h00

Profissionais do Samu Regional de Sousa (Foto: Charley Garrido)

A mulher tem sido uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento do País, porque representa uma significativa força de trabalho. O dia 08 de março, é recheado de comemoração para elas, pois é o Dia Internacional da Mulher. No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sousa, no Sertão da Paraíba não é diferente, elas são a maioria dos servidores que atuam diariamente salvando vidas.

De acordo com a coordenadora de enfermagem, Mirelly Aristóteles, as “Samuzeiras” são guerreiras e estão sempre prontas para atender a população. “Elas estão na rua, no sol e na chuva, trocam o sapato alto pela bota e a roupa por um macacão, com o único objetivo que é salvar vidas”, disse ela.

 

Já a médica Lílian Soaria parabenizou todas as mulheres e falou da importância de trabalhar no Samu Regional de Sousa. “Sou muito feliz em trabalhar aqui, ao lado de pessoas tão especiais, parabenizo a todas as mulheres samuzeiras e desejo que elas renovem suas energias a cada dia para buscar desempenhar com sucesso suas funções”, falou.

Festa de aniversário
O dia oito de março foi também muito comemorado pela médica de plantão Lilian Soraia Estrela, que comemorou seus 30 anos com uma festa organizada pelos profissionais do Samu Regional de Sousa. Assim como toda festa, não poderia faltar o bolo, os salgados e os deliciosos docinhos.

 

Veja vídeo!

Ocorrências
Durante a madrugada, algumas equipes tiveram que se deslocar rapidamente para dois acidentes de trânsito.  No primeiro acidente, a Unidade de Suporte Avançado (USA) que é composta pelo condutor Mauricélio, pela enfermeira Mirelly e a médica Lilian se deslocou rapidamente ao local da colisão entre uma moto e um cavalo, porém ao chegar no local a vítima estava em óbito.

Na segunda ocorrência por volta das 04:30h a mesma equipe realizou o socorro imediato de um jovem vítima de um grave acidente entre um carro e uma moto. Lindonjonson Abel Júnior, de 21 anos,  ficou ferido após um acidente entre uma moto e uma carreta.

Mulher socorrista
"Quem sou eu? Eu sou aquela que deixou o jaleco branco pra vestir essa farda, o salto por uma bota cano longo, deixei as unhas bem feitas para obter calos, deixei o cabelo escovado pra ter um rabo de cavalo empoeirado e muitas vezes molhado da chuva, deixei o ar condicionado de uma ala pelo sol castigante em uma rodovia, o caminhar lento e silencioso por corredores de um hospital por uma viatura em alta velocidade e uma sirene que adentra ate mesmos os meus sonhos. Eu? Eu sou o forte sexo frágil, que se preparou fisicamente para levantar 2, 3, 4 vezes o meu peso para te socorrer. Sou aquela que na maioria das ocorrências preciso me impor a falta de respeito de alguns homens que me subestimam. Sou aquela que deixou em casa o meu filho, para socorrer o seu, seja em um acidente, um engasgamento ou ate mesmo ajuda-lo a vir ao mundo dentro dessa viatura. Sim, sou eu. A mulher socorrista! Sou, aquela que teima em acostumar os braços frágeis, que a natureza ordenou que carregasse apenas o peso do próprio filho, a carregar estruturas grandes e aparelhos e macas, e pranchas rígidas, além do seu peso, meu paciente. Sou também que aquela que adentra a sua residência quando por infelicidade seu ente querido entra em surto psicótico, ameaçando a própria vida, e eu com tamanha resignação vou acalma-lo. Sim, sou eu. Sou eu, a Mulher Socorrista, aquela por amor ao resgate suporta o calor, o frio, gritos, agressões, desacatos, o próprio medo, por amor a sua vida… sim, por amor a vida de alguém que acabei de conhecer"

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: