header top bar

section content

Médico faz alerta sobre o aumento do câncer de colo de útero; meninas serão vacinadas

O HPV, transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, é o causador do câncer do colo de útero. Confira o vídeo!

Por

26/04/2014 às 09h30

Ginecologista, Guilherme Carvalho (Foto: DS)

O médico ginecologista sousense, Guilherme Carvalho prestou entrevista ao Diário do Sertão e falou sobre a importância da vacina contra o vírus HPV que é o principal causador do câncer de colo de útero. O governo brasileiro adquiriu a vacinação e a campanha nacional é voltada para meninas com idade entre 11 e 13 anos.

O HPV, transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, é responsável pelo aparecimento de lesões na vagina, no ânus e no colo do útero. Lesões estas que, a longo prazo, dão origem ao câncer em 99% dos casos. A imunização se divide em duas categorias, podendo evitar tanto o câncer quanto verrugas genitais ou simplesmente o câncer de colo de útero.

“O ideal é que essas meninas se previnam tomando a vacina, pois futuramente quando elas forem ter relações sexuais, elas terão chances minúsculas de adquirir a doença”, disse o ginecologista Guilherme Carvalho.

Vacina disponível
Utilizada na prevenção do câncer de colo do útero, a vacina contra o HPV passou a ser ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos, no último dia 10 de março. O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos.

Veja o vídeo!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: