header top bar

section content

Cerca de 850 meninas foram vacinadas contra HPV em Cajazeiras

Em 2015, a vacina passará a ser oferecida para as adolescentes a partir de 9 anos.

Por

24/03/2014 às 15h02

A Campanha de Vacinação contra o câncer de colo do útero já imunizou cerca de 850 meninas cajazeirenses, de 11 a 13 anos através da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humanas). A vacina contra o HPV passou a integrar o calendário de vacinação a partir do dia 10 de março. 

A vacina contra o HPV está passando em todas as escolas de Cajazeiras, sejam elas municipais, estaduais ou particulares. A previsão é de que, até a próxima sexta-feira (28) todas as escolas sejam visitadas. A equipe de vacinação já visitou na zona urbana e rural as escolas municipais, Galdino Pires, Maria Guimarães, Crispim Coelho, Carolino de Sousa Neto, Antonio Dias, José Antonio Dias, José Leite Rolim, Cecília Estolano Meireles, Vitória Bezerra.

Entretanto, a campanha continua nas Unidades de Saúde da Família. As garotas que, por alguma razão perderam a vacinação nas escolas devem se dirigir até uma USF para receber sua dose. 

A Campanha contra o HPV é uma iniciativa do Governo Federal, através do SUS que conta com a parceria das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. O Ministério da Saúde adotou o esquema vacinal estendido, composto por três doses, sendo assim, o ciclo de vacinação está dividido em três etapas, sendo que neste primeiro momento a primeira dose acontecerá em março nas escolas e também nas unidades de saúde, a segunda dose será feita seis meses depois e a terceira dose será aplicada depois de cinco anos, contados da primeira dose. Para completar o ciclo de vacinação, cada adolescente deverá tomar três doses.

Em 2015, a vacina passará a ser oferecida para as adolescentes a partir de 9 anos. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra HPV tem eficácia de 98,8% comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

Da secom

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!