Pesquisadores comprovam descoberta de fóssil de dinossauro em Sousa. Veja as fotos!

A descoberta paleontológica confirma a potencialidade internacional, turística, social e histórica de Sousa.

Por

06/03/2014 às 14h32

Pesquisadores examinaram o osso fossilizado em Sousa (Foto: Decom)

Pesquisadores da UFPE- Universidade Federal de Pernambuco, comprovaram, através de análise e coleta, ser verdadeira, fóssil de dinossauro encontrado na região da grande Sousa, no Sertão da Paraíba. A equipe foi composta por geólogo, biólogo e uma mestra em paleontologia.

O primeiro fóssil de dinossauro encontrado na Paraíba, uma tíbia. De acordo com os pesquisadores "resta analisar qual a espécie, pode ser de um terópode ou ornitópode".

Há mais de 30 anos o bancário aposentado Luiz Carlos da Silva Gomes, residente na cidade de Sousa, tem como hobby a busca pelos rastros dos dinossauros na Bacia Sedimentar do Rio do Peixe, localizada no oeste do Estado da Paraíba.

Luiz Carlos descobriu um osso fossilizado com aproximadamente 50 centímetros de comprimento, dentro de rocha sedimentar do cretáceo inferior. O fóssil veio à luz, pela erosão na rocha sedimentar.

O fóssil coletado será levado para o laboratório em Recife, para que ele seja preparado (retirado da rocha), descrito fotografado, comparado com outros já conhecidos na tentativa de classificar o animal, reconhecer sua forma (reconstrução do animal) e hábitos. Após esses procedimentos o fóssil será devolvido à cidade e ficará no museu para estudos e visitação.

Pesquisador afirma que osso fossilizado pode ser de um dinossauro (Foto: Saullo Dannyck)