header top bar

section content

Açude chega aos 17,6% de volume de água e Ministério Público proíbe banho e passeio de Jet Ski

A situação merece cautela e atenção em virtude do baixo volume, mas o diretor do DNOCS descartou a falta de d’água em Sousa

Por

03/02/2014 às 09h03

Açude de São Gonçalo está com 17,6% de volume total de água (Foto: Diário do Sertão)

Em virtude do baixo volume de ocorrência de chuva no Sertão paraibano, os açudes de Coremas mãe D’água, Engenheiro Ávidos e São Gonçalo estão com volume d’água muito abaixo em relação a sua capacidade de armazenamento.

De acordo com Sebastião Guimaraes, diretor do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), o açude de São Gonçalo tem oito milhões de metros cúbicos e 18% de sua capacidade de armazenamento, com um consumo de 400 mil metros cúbicos por mês. A situação merece cautela e atenção em virtude do baixo volume. O Ministério Público proibiu banho e passeio de Jet Sky no açude.

Sebastião Guimaraes declarou ainda que não há risco que o açude São Gonçalo seque. “Todo ano chove, em mais de 100 anos de atividade do DNOCS nunca ocorreu de açude de médio ou grande porte secar. Acontece que um ano chove mais que outro, pode não ocorrer sangria, mas sempre chove”, disse.

 

O diretor do DNOCS disse ainda que Sousa não terá colapso em relação à falta de d’água, já que o canal da redenção que capta água de Coremas, também tem uma tubulação tamponada, numa necessidade só é utilizar esse recurso.

Veja vídeo!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: