header top bar

section content

Temperatura bate recorde e chega aos 46ºc na cidade de Sousa, mas previsão da AESA é de chuva no próximos dias. Veja aqui!

A temperatura elevada atingiu a população do município de Sousa no último final de semana, mas choveu no dia seguinte. Veja!

Por

20/01/2014 às 18h30

Sensor de temperatura marcou 46ºc em Sousa

A população da cidade de Sousa passou por momentos de extremo calor no último final de semana. De acordo com um sensor de temperatura instalado em um automóvel, o clima ficou abafado e chegou aos 46ºc neste sábado (18), um recorde de temperatura.

De acordo com o sousense Igor Abrantes, ele conduzia seu veículo pelo centro de Sousa, próximo ao campus da UFCG, quando por volta das 12:15h observou no painel os 46ºc no sensor do carro e fotografou. “Fiquei impressionado, mas realmente o calor era imenso”, disse.

O domingo (19), não foi diferente, o dia amanheceu abafado e muito quente até o início da noite. Por volta das 21h, o clima mudou e a cidade sorriso foi banhada por uma chuva que esfriou a temperatura.

De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dncos), choveu 27.3mm na cidade de Sousa.

Mais calor
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), numa escala que vai de 1 a 16, a maioria dos municípios paraibanos tem índices acima de 12 neste período do ano. No verão, são registrados os maiores valores, mas para evitar danos à saúde, os paraibanos precisam se proteger do sol durante todo o ano.

Mesmo sendo classificada como extrema, esta incidência ocorre regularmente nos estados do Nordeste, como explica o meteorologista da Aesa, Alexandre Magno. “O aumento dos raios UV nesta época do ano é normal, principalmente em dias em que há redução da nebulosidade. Neste período do ano, é comum que o índice de raios UV alcance valores altos próximo do meio-dia local. Em dias com poucas nuvens, podem ocorrer valores acima de 12 em praticamente todo o Brasil”, alertou. Com o aumento da nebulosidade, o índice reduz, pois ela funciona como um filtro barrando parte da radiação.

Previsão
O primeiro trimestre de 2014 vai ser marcado por chuvas dentro da normalidade nas regiões do Sertão e Cariri da Paraíba, de acordo com o relatório de previsão climática da Agência Executiva de Gestão das Águas no Estado (Aesa).

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: