header top bar

section content

Cidade de Cajazeiras ganha mais uma adutora e terá R$ 14 milhões na ampliação do abastecimento d’água

A população de Cajazeiras teve mais uma boa notícia em termos de garantia de recursos para investimentos importantes e necessários.

Por

27/01/2013 às 15h25

A população de Cajazeiras teve mais uma boa notícia em termos de garantia de recursos para investimentos importantes e necessários.

O Ministério das Cidades publicou esta semana, portaria selecionando projeto do Governo do Estado, orçado em R$ 14.849.747,55 (Quatorze milhões, oitocentos e quarenta e nove mil, setecentos e quarenta e sete reais e cinquenta e cinco centavos), para a construção de mais uma adutora. Com a construção, o problema da falta d’água nos bairros da Zona Norte estará resolvido.

Segundo o Gerente Regional da CAGEPA local, Cleudismar Maciel (Nenen), já existe na Barragem de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), três adutoras. Essa nova adutora será de 350 mm.

A adutora terá 18,6 quilômetros de extensão e levará a água da Estação de Tratamento do açude Engenheiro Ávidos até o reservatório que fica no bairro das Populares. Nessa área da cidade, estão sendo implantados novos loteamentos, que aumentam a necessidade de abastecimento de água.

Portaria
A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial da União e visa incluir novos empreendimentos selecionados para execução de obras de abastecimento de água para amenizar os efeitos da estiagem em municípios do Estado da Paraíba.

A confirmação também foi dada pelo Governador Ricardo Coutinho, que conseguiu a liberação definitiva dos quase 15 milhões de reais. O Governador também ressaltou o empenho do Ministro Aguinaldo Ribeiro na conquista e do ex-prefeito Carlos Antônio que também já havia reforçado o pedido no início do seu governo em 2011.

Com o crescimento rápido da cidade, principalmente no seu entorno, com a construção civil a todo vapor, a água não consegue mais chegar de forma satisfatória.

Para conseguir fazer com que a água chegue a todos os bairros, a CAGEPA realiza manobras na rede distribuição, fechando para uns bairros e abrindo para outros. Quando ocorre qualquer problema, como falta de energia em Engenheiro Ávidos ou rompimento da tubulação, os bairros ficam vários dias sem água.

O governador Ricardo Coutinho, demonstrando preocupação com essa situação, também anunciou no início do seu governo, a troca 3 km de tubulação de PVC, da adutora, por ferro fundido, para evitar os constantes rompimentos, pois quando aumentava a pressão, os canos estouravam.

Nenen disse que a colocação de medidores em residências que não contavam com o equipamento e em função disto, promoviam desperdícios, também fez com que a água chegasse aos bairros mais distantes.

DIÁRIO DO SERTÃO com Gazeta do Alto Piranhas
 

Tags:
Recomendado pelo Google: