header top bar

section content

Vereador alerta para defeito em válvula de Boqueirão que pode causar enchente ao abrir comportas

O parlamentar explicou que, por causa desse problema na válvula, existe o risco de as comportas não fecharem novamente quando forem abertas

Por Jocivan Pinheiro

16/02/2016 às 17h02 • atualizado em 16/02/2016 às 17h07

Parede do Açude de Boqueirão

Parede do Açude de Boqueirão

Bastante preocupado com a situação estrutural do Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), o vereador Alysson Lira (PDT) fez um alerta na manhã desta terça-feira (16) no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão.

Segundo ele, uma válvula das comportas de liberação de água do açude apresenta um sério defeito mecânico que pode acarretar problemas graves quando as passagens forem abertas.

O vereador explicou que, por causa desse problema na válvula, existe o risco de as comportas não fecharem novamente quando forem abertas para escoar água para outros reservatórios da região ou para abastecer cidades vizinhas. A constatação do problema teria sido feita por um técnico do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) durante visita ao local.

“Hoje se o Açude de Boqueirão enchesse e eles abrissem para ir água para Sousa, não conseguiriam fechar mais. Fou um técnico do DNOCS que disse na minha frente, na frente do pessoal da ANA [Agência Nacional das Águas], então todo mundo está sabendo”, revelou.

O conserto da válvula, segundo o vereador, dura no mínimo três meses, portanto esse seria o momento de realizá-lo, já que o açude está seco, com apenas 6% da sua capacidade.

“Desde 2013 eu venho alertando. Um dos primeiros pronunciamentos que eu falei na Câmara foi sobre o abandono da parede, e continua da mesma forma”, criticou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: