header top bar

section content

Coordenador do SAMU de Cajazeiras diz que atendimentos aumentaram 600% e anuncia mais seis ambulâncias

Celso disse que Cajazeiras conquistou seis ambulâncias para que o serviço seja mais eficiente. Ele revelou também, que 80% dos casos são acidentes.

Por

23/12/2011 às 21h11

O coordenador do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ) de Cajazeiras, o médico Celso Nóbrega, revelou nesta sexta-feira (23), que 80% dos casos atendidos na cidade são acidentes de trânsito. Ele disse que o número de ocorrências de traumas no serviço é alarmante. Segundo informações do coordenador, a demanda do SAMU de Cajazeiras aumentou em 600% este ano.

O médico chamou a atenção das autoridades da cidade no sentido de organizar e desenvolver campanhas educativas, para prevenir os acidentes em Cajazeiras e na região.

Celso informou que o tempo médio de atendimento do SAMU é de quatro minutos, pois no caso de uma parada cárdio respiratória até cinco minutos os danos são totalmente reversíveis. Segundo o coordenador, o tempo máximo de atendimento é de 12 minutos.

De acordo com o médico, devido a essas exigências, as cidades de Cachoeira dos Índios, Bom Jesus e Carrapateira, que são atendidas por Cajazeiras terão que ter ambulâncias em cada uma delas, pois devido a distância e ao trânsito não é possível fazer esse atendimento dentro do tempo que é determinado pelo SAMU.

Conquista
Ele destacou também que está recebendo total apoio da Secretaria de Saúde do município e anunciou a conquista de mais seis ambulâncias para a regional de Cajazeiras, que serão licitadas já no mês de janeiro de 2012.

Ele disse ainda, que conseguiu capacitação profissional para todos os funcionários do serviço, para melhorar a qualidade do atendimento.

“Nós conseguimos essas capacitações para melhorar a condição do tempo de resposta, porque a pesar de termos 45 segundos para o atendimento do telefone estamos saindo em um minuto e 20 segundos ainda”. Explicou Celso.

Ouça áudio!

DIÁRIO DO SERTÃO
 

Tags:
Recomendado pelo Google: