header top bar

section content

Centro Vocacional Tecnológico do IFPB em Sousa ganha nome do ex-prefeito Salomão Gadelha. Veja!

Os Centros Vocacionais Tecnológicos são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do conhecimento científico.

Por

14/12/2011 às 17h28

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Sousa, inaugura nesta sexta-feira (16), às 16 horas, o Centro Vocacional Tecnológico Salomão Benevides Gadelha (CVT).

A unidade, localizada na Rua Francisco Vieira da Costa, S/N, Bairro Raquel Gadelha, conta com uma estrutura formada por 03 laboratórios de Química, Física e Biologia; 02 laboratórios de Informática, sendo um deles especializado na manutenção de computadores; 04 salas de aula; sala de apoio administrativo; copa e banheiros. O CVT irá oferecer cursos gratuitos, de pequena duração (160h/aula), focados no mercado de trabalho.

A instalação do CVT, em Sousa, é o resultado de um convênio do IFPB com o Ministério da Ciência e Tecnologia e apoio de parceiros. A doação do terreno da Prefeitura aconteceu através do então Prefeito do Município de Sousa, Salomão Benevides Gadelha. Os recursos para a construção da unidade foram frutos de emendas parlamentares de autoria do ex-Deputado Federal Marcondes Benevides Gadelha. O CVT irá funcionar como uma extensão do IFPB, Campus Sousa.

Os Centros Vocacionais Tecnológicos são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Os CVTs estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a vocação da região onde se insere.

Os Centros Vocacionais Tecnológicos funcionam através de parcerias firmadas com o setor empresarial e a sociedade civil organizada, que juntos, dinamizam as potencialidades econômicas e promovem o desenvolvimento local.

O público alvo assistido pelos CVTs são adolescentes; filhos de pequenos agricultores e trabalhadores rurais da comunidade; proprietários de pequenas áreas; comunidade ribeirinha; pessoas que integram programas educacionais e tecnológicos; jovens e adultos interessados em capacitação profissional, bem como em um primeiro contato com a informática e adultos que busquem a requalificação profissional.

O homenageado
O IFPB, como forma de agradecimento ao ex-prefeito de Sousa que doou o terreno onde foi construído o CVT, decidiu fazer-lhe uma homenagem póstuma, intitulando o Centro com o nome de Salomão Benevides Gadelha.

Salomão Gadelha foi prefeito do município de Sousa por dois mandatos (2002 a 2008). Nascido em 29 de agosto de 1957, em Sousa, Salomão era filho de José de Paiva Gadelha e Miriam Benevides Gadelha. Foi casado com Aline Pires Gadelha e teve quatro filhos: Mirella, Myriam, José Lafayette e Maria Alice.

Graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e exerceu suas atividades de advocacia, paralelamente à vida política. Além disso, também atuou como sindicalista, professor de Direito e Juiz Classista.

Durante sua trajetória política, Salomão Gadelha passou por partidos como o PFL (atual DEM), PMDB e PTB e foi eleito presidente da União Nordestina de Prefeitos, em 2006.

Atuando como prefeito de Sousa, Salomão Gadelha teve seus dois mandatos marcados por importantes fatos, como: a municipalização da saúde e dos serviços de água e esgoto (criando o Daesa), a inauguração do Centro Cultural do Banco do Nordeste, a licitação do petróleo da Bacia do Rio do Peixe, a doação dos terrenos para a Construção do Centro de Tradições Ciganas e do Centro Vocacional Tecnológico-CVT.

DIÁRIO DO SERTÃO com Ascom

Tags:
Recomendado pelo Google: