header top bar

section content

Ornamentação natalina de João Pessoa traz luz e beleza para as principais praças da cidade

As novidades na ornamentação aparecem nos materiais utilizados e na proposta de sustentabilidade com a economia de energia.

Por

13/12/2011 às 08h22

Luz, beleza, originalidade e, principalmente, sustentabilidade. Desde a noite dessa sexta-feira (9), a cidade de João Pessoa já está pronta para esperar o fim de ano em grande estilo, com a nova ornamentação natalina promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. O prefeito Luciano Agra acionou ontem o dispositivo que inaugurou, oficialmente, a iluminação da Lagoa do Parque Solon de Lucena e, simbolicamente, das principais avenidas da cidade.

“Este ano conseguimos um projeto cenográfico criativo que se utiliza de peças feitas a partir da reciclagem, e de um recurso de alta tecnologia que são as lâmpadas leds. Além de proporcionar beleza e também economia de energia para a cidade, buscamos com esse projeto colocar João Pessoa entre os lugares de destaque no País na sua decoração natalina”, destacou Luciano Agra, afirmando que a PMJP investiu este ano com a nova iluminação um total de R$ 1 milhão.

As novidades na ornamentação aparecem nos materiais utilizados e na proposta de sustentabilidade com a economia de energia. No lugar de lâmpadas comuns, a PMJP optou por utilizar as leds, que proporcionam menor consumo de energia, e ainda peças feitas com 26 mil garrafas pet. O resultado: iluminação nas mais variadas cores com a garantia de que toda a ornamentação vai gerar menos gasto de energia para a cidade.

Material reciclado – Na Lagoa, estão sendo usadas 80 bolas flutuantes dentro da água e luminárias em formas de estrelas feitas com garrafas pet no alto das palmeiras. A fonte luminosa também está de volta proporcionando maior beleza ao conjunto, que se completa com uma iluminação também em led no alto das árvores existentes no local. “Amei. A cada ano a decoração natalina da nossa cidade está mais bonita. A prefeitura está de parabéns”, comentou a artesã Joana D´Arc Lacerda.

Diferente, mais econômica e original, explica o secretário de Infraestrutura do Município, Marcelo Cavalcanti. A proposta foi exatamente mostrar um resultado diferente dos anteriores e ao mesmo tempo bonito e criativo. “Este ano, ganhamos uma ornamentação diferenciada das tradicionais, a partir de uma proposta do Governo Municipal, seguindo um trabalho que já vem sendo feito em outras cidades do País”, disse ele, lembrando que a Seinfra utilizou 12 equipes de trabalho para dar seguimento ao projeto desenvolvido pela arquiteta Cláudia Torres.

A ornamentação natalina também proporcionará beleza neste fim de ano a Praça Rio Branco e ao Ponto de Cem Réis, no Centro; ainda nas Avenidas Rui Carneiro, Beira Rio, Epitácio Pessoa e Getúlio Vargas. No Busto de Tamandaré, em Tambaú, serão instaladas leds em uma árvore natalina de 25 metros. Outras 15 árvores em menor dimensão estão instaladas em mais 15 bairros da Capital.

O evento desta sexta-feira contou com as presenças de secretários do Governo Municipal, representantes do Legislativo e de muita gente que estava saindo do trabalho ou passeando pelo local. A inauguração das luzes de natal da PMJP também contou com a participação do Coral Vozes da Infância, da Casa das Artes de João Pessoa.

src=http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2011/12/iluminacaonatalina_lagoa_foto_dayseeuzebio_177.jpg src=http://www.joaopessoa.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2011/12/iluminacaonatalina_lagoa_foto_dayseeuzebio_057.jpg

Da assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: