header top bar

section content

Alunos do IFPB de Cajazeiras criam Startup para pedir comida em casa online

O “Cartápio” está em fase testes e é uma ferramenta que pode ser o diferencial para empresas sertanejas do ramo da alimentação

Por Jocivan Pinheiro

11/07/2016 às 20h30

Startup - IFPB

Alunos que estão desenvolvendo o ‘Cartápio’

Quatro jovens, colegas de turma do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB Campus Cajazeiras, estão concretizando um sonho idealizado na sala de aula e enraizado na vontade de usar o que aprenderam para empreender no Sertão e assim não precisar sair da região em que nasceram. Eles estão testando, desde janeiro, um sistema para fazer pedidos de comida delivery (entrega em domicílio) online. A solução inovadora pode ser o diferencial para empresas sertanejas do ramo da alimentação.

Douglas Gabriel, Emanuel Batista, João Marcos Ferreira e Rafael Tavares são da turma 2013.1 de ADS. Esses jovens, com idade entre 20 e 23 anos, a maioria recém-formados, e um deles concluinte, já sabem muito bem o caminho que querem seguir: o empreendedorismo tecnológico.

O fruto da vontade consciente de empreender desses jovens já está amadurecendo e tem nome: Cartápio. Uma Startup baseada em um site de delivery online onde as pessoas poderão acessar o cardápio completo de diversas empresas do ramo alimentício, como lanchonetes e restaurantes. Através do ambiente virtual é possível fazer o pedido e ainda acompanhar o processo até a entrega.

“O cliente vai poder acompanhar todas as fases do pedido, vai poder ver se foi aceito pelo restaurante e a partir daí vai vendo as demais etapas como preparação do prato e saída para entrega, por exemplo. A cada modificação no status, o cliente recebe uma notificação”, contou Rafael Tavares.

O Cartápio esta sendo testado por uma Lanchonete e Pizzaria na cidade de São João do Rio do Peixe. Nesta fase, os desenvolvedores estão observando a recepção do público (clientes e empresa) em relação à ferramenta, bem como prestando assistência no sentido de corrigir eventuais erros.

Douglas Gabriel foi o idealizador do projeto e convidou os colegas para participarem e se engajarem no seu propósito de empreender no sertão. “O sistema é construído de forma que qualquer empresa de qualquer lugar do Brasil possa participar, mas o nosso foco é o sertão. Estamos desenvolvendo um trabalho de marketing para mobilizar a comercialização e conscientizar os empresários locais de que pagando um pequeno valor a uma empresa da terra eles podem ter acesso a uma tecnologia que vai aumentar seus lucros e modernizar seu negócio”, afirmou Douglas.

A meta do grupo é conseguir passar da fase de testes para a oficialização da Startup ainda este ano. Eles afirmam que os conhecimentos adquiridos no curso, especialmente a colaboração dos professores Diogo Moreira e Eva Campos, tem sido fundamentais para a concretização do projeto.

Para mais informações a respeito do Cartápio, contacte a equipe:

Email: contato.cartapio@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/cartapio/

Twitter: https://twitter.com/cartapio

Instagram: https://www.instagram.com/cartapio/

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria IFPB/Campus Cajazeiras

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!