header top bar

section content

Projeto Tertúlia HQ aborda métodos e técnicas digitais para construir histórias em quadrinhos

Tertúlia HQ é um projeto criado para que autores e entusiastas das histórias em quadrinhos tenham um ambiente para discutir os diversos temas relacionados a este universo.

Por Priscila Belmont

02/03/2017 às 10h38

Tertúlia HQ: Métodos e técnicas digitais para construir uma história em quadrinhos

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza neste sábado (4), mais uma edição do projeto Tertúlia HQ, em João Pessoa. A atividade deste mês dá continuidade ao tema “Métodos e técnicas digitais para construir uma história em quadrinhos”. O encontro acontece na Gibiteca Henfil, no horário das 16h às 18h. A ação é aberta a todos que quiserem participar. A ideia surgiu a partir de encontro anterior, realizado em novembro, quando quadrinistas se reuniram com a ideia de produzir um quadrinho autoral. A partir daí começaram a discutir sobre suas dificuldades com as técnicas digitais na hora de produzir quadrinhos. A entrada é gratuita.

Tertúlia HQ é um projeto criado para que autores e entusiastas das histórias em quadrinhos tenham um ambiente para discutir os diversos temas relacionados a este universo. Realizado no primeiro fim de semana do mês na Gibiteca Henfil, sua primeira edição ocorreu em abril de 2016, a partir de uma sugestão de Henrique Magalhães, com discussões acerca da sua personagem Maria, criada há mais de 40 anos. Passando por temas como a obra de Cristovam Tadeu e do Coletivo WC, discutiu-se também a possibilidade de criação de uma revista autoral pelos quadrinistas presentes nas conversas.

Desde a última edição, realizada em fevereiro, a Tertúlia tem focado numa troca mais efetiva de conhecimentos entre quadrinistas, que muitas vezes têm suas dúvidas e não sabem com quem compartilhar. No encontro anterior houve uma grande troca e muitos passaram alguns de seus métodos de construção de histórias em quadrinhos, contudo duas horas não foram necessárias para esgotar o assunto, por isso ocorrerá em março uma segunda parte do encontro, para que os presentes e ausentes na edição anterior possam continuar discutindo sobre métodos e técnicas digitais para HQs.

O projeto tem como objetivo ocupar a Gibiteca Henfil durante os finais de semana, além de incentivar a produção independente de quadrinhos na Paraíba. A ideia é propiciar um ambiente de troca de informações entre quadrinistas e entusiastas e oferecer um espaço de aprendizagem.

Serviço

Tertúlia HQ: Métodos e técnicas digitais para construir uma história em quadrinhos (parte 2)
Data: 04/03 – Sábado
Hora: 16h às 18h
Local: Gibiteca Henfil
Entrada gratuita

Secom

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!