header top bar

section content

Dia do Teatro será comemorado em CZ

Associação fará programação especial na praça do Leblon

Por

25/03/2009 às 00h42

A ACATE – Associação Cajazeirense de Teatro, através do Ponto de Cultura “ARTES PARA TODOS”, em parceria com a ASPEC – Associação de Produtores de Eventos Culturais, realizarão no próximo dia 27 de março, às 19:30 horas o dia internacional do teatro, o evento acontecerá na praça do “Leblon”, no centro de Cajazeiras e terá a seguinte programação:

Retrospectiva da história do teatro cajazeirense em vídeo, lançamento do curso de Iniciação ao Teatro para criança que acontecerá na comunidade do Bairro São José numa parceria com a Associação Comunitária.

História do Teatro
Comemora-se a 27 de março, o Dia Mundial do Teatro, uma arte que nasceu do rito, seja ele religioso, fúnebre, festivo, civil ou de guerra. Os povos primitivos por meio da dança costumavam exprimir seus estados emocionais e dramatizar situações, notadamente relacionadas com a luta do homem contra o destino, as forças da natureza, o sexo e a vingança.

Atribui-se a Téspis, no século VI A C, esta invenção genial que veio possibilitar o trânsito da primeira forma lírica e narrativa, para uma tentativa de representação dramática. Atribui-se a ele, também, a invenção de um carro que funcionava como um teatro portátil, e levava as representações às praças públicas. Em tais oportunidades, Téspis mascarava seus atores com unturas de borra de vinho, tornando-se também o precursor das famosas máscaras gregas. É dele, ainda, a introdução no coro, ( que era realmente o que constituía a parte representativa da antiga tragédia) de um ator que iria narrar as ações de um personagem ilustre, para desta forma, não parando a ação do teatro, permitir com que o coro obtivesse um breve descanso em seu contínuo trabalho.

ASCOM

Tags:
Recomendado pelo Google: