header top bar

section content

Cajazeirense lança livro sobre relação entre Padre Cícero e Diocese da cidade de Cajazeiras. Veja vídeo!

No livro, o autor relembra um dos períodos mais tensos da relação entre Igreja e política

Por Jocivan Pinheiro

20/05/2016 às 14h49 • atualizado em 20/05/2016 às 17h41

O escritor cajazeirense Francisco Sales Cartaxo (Frassales) lançou nesta quinta-feira (20), no Centro Cultural Zé do Norte, em Cajazeiras, um livro que já está sendo considerado um dos principais registros históricos envolvendo a Igreja Católica em Cajazeiras.

Frassales Cartaxo e sua obra

Frassales Cartaxo e sua obra

“Guerra ao Fanatismo: a Diocese de Cajazeiras no cerco ao Padre Cícero” (Livro Rápido, Recife-PE) narra e analisa a criação, em 1914, da Diocese de Cajazeiras a partir do contexto nacional marcado pela reestruturação da Igreja Católica Apostólica Romana depois da separação com o Estado decretada pelo regime republicano.

No livro, o autor relembra um dos períodos mais tensos da relação entre Igreja e política, quando existia forte oposição da hierarquia católica às ações desenvolvidas pelo padre Cícero desde a ocorrência e divulgação do pretenso milagre da transformação da hóstia em sangue na boca da beata Maria de Araújo.

Frassales autografa livros no lançamento

Frassales autografa livros no lançamento

Segundo Frassales, a postura da Igreja teve efeito decisivo na localização do bispado em Cajazeiras, por isso ele decidiu remexer em uma história de mais de um século, com objetivo de reunir dados e pontos de vista que confirmam o que o sociólogo Sergio Miceli classificou como um cerco ao fanatismo irradiado de Juazeiro do Norte, no Ceará.

“É a história de Cajazeiras voltada para um dos aspectos mais importantes do nosso passado, que é a ligação da cidade, nas suas origens, com a Igreja Católica”, explica Frassales.

Ele conta que a criação da Diocese de Cajazeiras “não foi um fato isolado, foi em conjunto com outras decisões. E eu preciso lembrar que a Igreja Católica, naquela época, tinha fortes contradições com o movimento gerado a partir do Juazeiro, que a própria Igreja caracterizava como fanatismo.”

O engenheiro químico Renato Casemiro, que é pesquisador da vida de Pe. Cícero, ressalta que “Guerra ao Fanatismo: a Diocese de Cajazeiras no cerco ao Padre Cícero” é importante justamente porque acrescenta dados às pesquisas já feitas sobre a relação Igreja x Pe. Cícero.

“Um livro como esse para nós é de extrema valia porque traz elementos novos sobre fatos importantes que estiveram na periferia ou até mesmo no miolo da questão que envolveu toda a antipatia da Igreja em aceitar a realidade não só da liderança, como também o fato acontecido da transformação de hóstia em sangue.”

GALERIA DE FOTOS:

.

DIÁRIO DO SERTÃO

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!