header top bar

section content

Prefeitura investe alto no bem estar da comunidade Cigana de Sousa. Confira ações!

Somente na região nordeste, estima-se que 60 mil vivem neste território.

Por

15/08/2015 às 12h15

Sousa está sediando o I Encontro de Ciganos do Nordeste que começou nesta quinta-feira (13) e se estende até a sexta-feira (14) no auditório da Universidade Federal de Campina Grande, Centro.  São esperados para o evento mais de 200 representantes de ciganos de várias etnias como Calon, Sinti e Rom.

O evento é realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, em parceria com a Prefeitura de Sousa e Governo do Estado de Pernambuco e as Associações de Cigano de Condado (PB) e de Pernambuco.

De acordo com o Censo do IBGE 2010, o Brasil tem cerca de 800 mil ciganos, distribuídos em 291 cidades brasileiras. Somente na região nordeste, estima-se que 60 mil vivem neste território.

O objetivo do evento é reunir gestores/as públicos, lideranças ciganas do Nordeste para que juntos dialoguem e construam indicativos de políticas públicas para a população cigana da região, com foco na garantia de direitos e da cidadania dos povos ciganos, ampliando a interlocução das lideranças ciganas com gestores das instâncias: Federal, Estadual e Municipal.

No final do evento, serão elaboradas propostas de políticas públicas para o povo cigano, intitulada a Carta de Sousa, que será encaminhada para gestores públicos de munícipios, Estados, Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e Seppir.
 
Ações realizadas pelo Município de Sousa
Fixados na Paraíba há mais de 30 anos, a maior concentração de ciganos é encontrado em Sousa, estes representam a maior comunidade cigana do Brasil e são divididos em três assentamentos que juntos somam cerca de 1000 mil pessoas.

Em dois anos e sete meses a Prefeitura de Sousa vem investindo para melhorar e dar dignidade a comunidade cigana, atuando em áreas como educação, saúde e geração de emprego.


 
Geração de emprego e Renda
A Prefeitura emprega atualmente cerca de cinquenta e três ciganos, distribuídos em vários setores administrativos, sendo quarenta guardas municipais, dois vigilantes efetivos, outros onze na secretaria de educação, saúde, ação Social e PROCON.

Fazer Negócio
Cerca de cento e quarenta ciganos contemplados com cheques, para que estes possam utilizar em suas atividades empreendedoras. Está é a primeira vez que um programa de Micro Crédito acreditou na Comunidade Cigana e apostou na força empreendedora desse povo.

Programa Fazer Negócio
Fazer Negócio também capacita através da realização de curso de aperfeiçoamento com duração de 8 horas. O principal diferencial do programa é ausência de taxas de juros (a taxa só será cobrada se houver atraso no pagamento), e a capacitação do empreendedor.

 Educação
Construção da Escola Municipal Irmã Maria Iraídes Holanda Lavor na comunidade cigana, que atende noventa e dois alunos do Ensino Infantil ao Fundamental.
A escola funcionava nas dependências do Instituto Federal da Paraíba, com uma estrutura pequena, com a construção da escola hoje as crianças ciganas possuem um lugar adequado para aprender.

Pode-se afirmar que a escola é o segundo ambiente mais importante na vida social de um ser humano. É lá que, com a ajuda dos educadores e pais, que uma pessoa vai se constituindo como ser pensante, questionador.

Saúde
Cerca de quatrocentos e cinquenta consultas e três mil exames laboratoriais foram realizadas entre janeiro a julho de 2015, entre outros atendimentos médicos.
 
A Prefeitura de Sousa também assinou um convênio em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial- SEPPIR, no valor de R$ 200 mil, que irá beneficiar a comunidade cigana do município. Além de perfurar poço artesiano na comunidade. 

Do Decom

Tags:
Recomendado pelo Google: