header top bar

section content

Na região de Cajazeiras: TV Diário do Sertão mostra brincadeira que resistiu ao tempo e a modernidade

As novas tecnologias fazem com que crianças não conheçam esse brinquedo, mas, o garoto Francisco de 14 anos mostrou que domina a arte do pião.

Por

17/06/2015 às 21h40

A reportagem da TV Diário do Sertão foi até a cidade de Uiraúna e encontrou vários garotos brincando com um instrumento que resistiu ao tempo, o pião.

A brincadeira de pião é muito antiga, mas tradicional na região do Alto Sertão. As novas tecnologias fazem com que crianças não conheçam esse brinquedo, mas, o garoto Francisco de 14 anos mostrou que domina a arte do pião.

O famoso pião é feito de madeira com um prego no centro. Ao redor do brinquedo é enrolada uma corda e o manuseio faz com que o pião gire no chão. As demais acrobacias ficam por conta da criatividade de quem gosta da brincadeira.

Um pouco de história

O pião é uma das brincadeiras de crianças mais antigas, pois já existia desde o ano 4.000 a.C. Pinturas antigas trazem vestígios da existência do pião. Também alguns textos literários, onde é citado como brinquedo/jogo. 

O folclorista Luiz da Câmara Cascudo definiu o pião com estas palavras: “Pião, brinquedo de madeira piriforme, com ponta de ferro, por onde gira pelo impulso do cordão enrolado na outra extremidade puxado com violência e destreza”. (…)

Assista a reportagem completa da TV Diário do Sertão

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:

“Boca Quente” fala sobre Nilvan, Josival, Gutemberg e narra fato que mais lhe chamou atenção na área policial

PROGRAMA XEQUE-MATE

VÍDEO: Padre e missionários falam sobre recuperação de dependentes químicos na região de Cajazeiras

DIÁRIO ESPORTIVO

Ao lado de grandes nomes da imprensa, Diário Esportivo debate as rodadas da Série C e D do Paraibano

PARTIU PARA O ATAQUE

VÍDEO: Júnior Araújo diz que José Aldemir vai perseguir servidores que não apoiarem campanha de Paula