header top bar

section content

Na região de Cajazeiras: TV Diário do Sertão mostra brincadeira que resistiu ao tempo e a modernidade

As novas tecnologias fazem com que crianças não conheçam esse brinquedo, mas, o garoto Francisco de 14 anos mostrou que domina a arte do pião.

Por

17/06/2015 às 21h40

A reportagem da TV Diário do Sertão foi até a cidade de Uiraúna e encontrou vários garotos brincando com um instrumento que resistiu ao tempo, o pião.

A brincadeira de pião é muito antiga, mas tradicional na região do Alto Sertão. As novas tecnologias fazem com que crianças não conheçam esse brinquedo, mas, o garoto Francisco de 14 anos mostrou que domina a arte do pião.

O famoso pião é feito de madeira com um prego no centro. Ao redor do brinquedo é enrolada uma corda e o manuseio faz com que o pião gire no chão. As demais acrobacias ficam por conta da criatividade de quem gosta da brincadeira.

Um pouco de história

O pião é uma das brincadeiras de crianças mais antigas, pois já existia desde o ano 4.000 a.C. Pinturas antigas trazem vestígios da existência do pião. Também alguns textos literários, onde é citado como brinquedo/jogo. 

O folclorista Luiz da Câmara Cascudo definiu o pião com estas palavras: “Pião, brinquedo de madeira piriforme, com ponta de ferro, por onde gira pelo impulso do cordão enrolado na outra extremidade puxado com violência e destreza”. (…)

Assista a reportagem completa da TV Diário do Sertão

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan