header top bar

section content

Tradicional corrida de jegue de Bom Jesus é destaque na Globo com ‘jumento Neymar’

A tradição corrida de jegue da cidade de Bom Jesus, no Sertão da Paraíba foi destaque nacional esta semana.

Por Luzia de Sousa

10/02/2016 às 16h29 • atualizado em 11/02/2016 às 10h35

A tradição corrida de jegue da cidade de Bom Jesus, no Sertão da Paraíba foi destaque nacional esta semana. O programa Bom Dia Brasil e o Jornal Nacional da Rede Globo exibiram o evento e destacaram a competição do jumento com a melhor fantasia, que este ano teve uma produção do jogador Neymar.
Entenda
Aconteceu neste domingo de carnaval (7) a 53ª edição da famosa Corrida de Jegue no município de Bom Jesus,  Sertão paraibano. O tradicional evento já virou destaque nacional e todos os anos atrai um grande público para a cidade, que se aperta nas arquibancadas do Jegódromo, o local onde acontece a corrida e os desfiles. Sim, porque além da corrida, tem também outro show à parte que é o concurso de beleza entre os jegues.

Há pelo menos três anos, a Corrida de Jegue acontece durante o Bonja Folia, que é o carnaval da cidade realizado pela prefeitura. Mas apesar do clima de festa, não pense que os donos dos jegues não levam a disputa a sério.

Pelo contrário. Hátoda uma preparação especial com os animais para que eles tenham um ótimo desempenho na pista. Afinal a Corrida de Jogue já se tornou evento cultural e turístico no calendário do município e por isso a prefeitura investe no evento, com premiações em troféu e dinheiro aos vencedores.

No concurso de beleza não é diferente. Tem até júri para votar no jegue mais enfeitado, que este ano foi o Neymar, da dona Isabel. Ela aproveitou a fama do jogador para atrair atenção para o seu bicho de estimação, e deu certo.

O prefeito do município, Roberto Baima, revelou que por causa de rivalidade política, chegou a sofrer uma tentativa de boicote para que não realizasse a corrida. Mas, segundo ele, hoje o evento é tão forte dentro do calendário cultural da região que é difícil que ele deixe de acontecer, e com sucesso.

“Fizeram um boicote da corrida de jumentos para que não acontecesse da melhor forma possível, mas felizmente Bom Jesus já tem o tamanho ideal para que aconteça, então fez de forma grandiosa e eu só tenho a agradecer aos que vieram participar”, disse.

DIÁRIO DO SERTÃO

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!