header top bar

section content

Ex-vereador acusa Prefeitura de cidade do Sertão da Paraíba de fechar 18 escolas. Veja vídeo!

Sebastião Lauderi mostrou uma lista com os nomes das comunidades rurais onde teriam sido fechadas escolas num intervalo de 8 anos

Por Jocivan Pinheiro

06/05/2016 às 13h49 • atualizado em 06/05/2016 às 18h52

O ex-vereador Sebastião Lauderi acusa a administração municipal de São José de Caiana, nas gestões 2008/2012 e 2012/2016, de ter fechado pelo menos 18 escolas na zona rural.

Ex-vereador Sebastião Lauderi

Ex-vereador Sebastião Lauderi

Entre as unidades de ensino que teriam sido fechadas está a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Guilhermino Pereira, na comunidade rural Riacho do Meio, onde moram cerca de 50 famílias. A escola foi fundada há mais de 30 anos e agora está abandonada.

“Lamentavelmente o prefeito fechou sem combinar com a comunidade. Encheu meus olhos d’água quando vi essa escola fechar, porque isso é a história da comunidade. Aliás, é a única coisa que tínhamos da Prefeitura na comunidade”, lamenta o ex-vereador.

Lauderi mostrou uma lista com os nomes das outras comunidades rurais onde teriam sido fechadas mais escolas nesse intervalo de 8 anos de gestão do grupo situacionista de São José de Caiana. São elas: Gameleira, Boa Vista, Cachoeira Lisa, Surrão, Aguiar, Caracol dos Ferraz, Neves, Sozinho, Carrapato, Canoa, Milagres, Varjota, Pimenta, Açude da Mata, São Francisco, Açude Novo e Torquato.

VEJA MAIS

» População reclama de lixão em cidade do Sertão e denuncia poluição da água

» Moradores do Sertão cobram providências para ‘Rua da Lama’ e temem tragédia

O ex-vereador não diz quais as justificativas dadas pela administração municipal para o fechamento das escolas. E nossa reportagem tentou entrar em contato com a Prefeitura, mas não obtivemos êxito.

Lauderi conta ainda que o fechamento das unidades de ensino na zona rural acarretaram sobrecarga nas escolas da zona urbana e problemas no transporte de estudantes.

“É lamentável num momento como esse que vivemos no país, invés de abrir escolas e organizar, estão fechando as escolas. Além de fechar as escolas, acarreta no transporte para a cidade ônibus lotado, totalmente sucateados, e as crianças imprensadas nesses ônibus.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: