header top bar

section content

Santa Helena realiza 2º fórum comunitário e fica perto de conquistar Selo Unicef – Vídeo

As metas da Unicef e os fóruns buscam garantir a igualdade de oportunidade no acesso aos direitos para crianças e adolescentes

Por Jocivan Pinheiro

02/06/2016 às 15h13 • atualizado em 02/06/2016 às 15h14

A Prefeitura de Santa Helena realizou nesta quinta-feira (02) mais uma etapa em busca do Selo Unicef de igualdade social, educação e proteção para crianças e adolescentes do município. Com a participação de todas as secretarias municipais, foi realizado o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef.

Vice-prefeito e secretários acompanham o evento

Vice-prefeito e secretários acompanham o evento

O objetivo desses fóruns é estabelecer um espaço de engajamento para toda a sociedade no planejamento, acompanhamento e avaliação de um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social.

Essas ações buscam garantir a igualdade de oportunidade no acesso aos direitos para que cada criança se desenvolva protegida da violência, brinque, aprenda e viva com plenitude a sua infância e adolescência.

No ano de 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os principais problemas sociais no mundo, estabeleceu oito Objetivos do Milênio, que no Brasil são chamados de Jeitos de Mudar o Mundo, e que devem ser atingidos por todos os países.

Alunos do ensino fundamental participam do fórum

Alunos do ensino fundamental participam do fórum

A Prefeitura de Santa Helena está engajada nesses objetivos, alcançando indicadores importantes e realizando esses fóruns que são acompanhados por mediadores da Unicef. O mediador que esteve nesta 2º edição do fórum saiu satisfeito com o que viu.

“Eu não acredito que a educação consiga chegar em lugar nenhum se ela não discute a realidade do povo nordestino, a realidade do semiárido. Estou muito feliz e realizado. Gostaria que todas as escolas do semiárido tivessem essa apropriação do seu bioma, da sua fauna, da sua flora, das suas condições climáticas para que essas crianças se criem com essa concepção de que o semiárido é um lugar de oportunidades, de potencialidade, é um lugar que oferece, mas a gente precisa aprender a conviver com ele”, destacou o mediador Inaldo Marques.

Na ausência do prefeito Emanuel Messias, que está em Brasília, o vice-prefeito João Kleber representou o Poder Executivo e destacou os investimentos que a Prefeitura de Santa Helena tem aplicado na saúde e educação, resultando na segunda colocação, entre os 223 municípios da Paraíba, em índice de desenvolvimento nessas duas áreas.

“Os recursos destinados para educação e saúde estão sendo bem aplicados, tanto é que isso aqui [o fórum] é reflexo. Essa segunda colocação mostra os reflexos do trabalho pelo prefeito Emanuel, da dedicação da administração, da Secretaria de Educação, de Saúde, que vêm aplicando corretamente os recursos naquilo que realmente o município precisa para se desenvolver.”

GALERIA DE FOTOS:

.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: