header top bar

section content

Cajazeirense passa em três Doutorados e vai estudar com melhores matemáticos do mundo

É a primeira vez que um aluno da UFCG é classificado para Doutorado no IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada)

Por Jocivan Pinheiro

13/07/2016 às 17h49 • atualizado em 13/07/2016 às 17h52

Hugo

Hugo Saraiva se prepara para encarar o IMPA

Um feito inédito para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi realizado por um jovem de Cajazeiras. Hugo Saraiva Tavares, aluno do curso de Engenharia Civil da UFCG em Campina Grande, foi selecionado para Doutorado em Matemática Aplicada em três grandes instituições, entre elas o IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), uma das mais importantes do país nessa área e reconhecida internacionalmente.

O jovem já havia feito Mestrado em Matemática pela UFCG e agora foi aprovado para realizar Doutorado no LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica); na USP (Universidade de São Paulo) e no IMPA.

É a primeira vez que um aluno da UFCG é classificado para Doutorado no IMPA. Entre as quatro instituições, Hugo escolheu mesmo o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. O próximo passo é viajar para o Rio de Janeiro, onde fica a sede do órgão.

Hugo, que é filho do desenhista-técnico Nonato Saraiva e da professora Ângela Maria de Jesus, conta que se interessou pelo IMPA quando ainda cursava Engenharia Civil.

“Um evento que me chamou bastante a atenção foi o Simpósio Nacional Jornadas de Iniciação Científica, que acontece a cada dois anos no IMPA. Tive a grande oportunidade de participar das edições de 2012 e 2014”, diz ele.

“Antes do processo seletivo do IMPA, foi fundamental entrar em contato com alguns pesquisadores do instituto durante os congressos por lá. Eu fazia de tudo para participar dos congressos na área de Matemática”, completa.

No IMPA, Hugo vai trabalhar com pesquisas em Dinâmica de Fluidos, área que envolve Matemática aplicada a problemas de Física e Engenharia.

“Uma das certezas que tenho é que o trabalho por lá será muito difícil, mas ao mesmo tempo muito empolgante, pois lá estarei em contato com alguns do melhores matemáticos do mundo.”

DIÁRIO DO SERTÃO

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os membros da Associação dos ciclistas de Cajazeiras e região; Confira!

ADVERSÁRIOS ETERNOS

Breckenfeld diz que nunca será candidato a prefeito de São João nem aliado de Zé Aldemir: “Chance zero”

PSICOLOGIA & FILOSOFIA

Cajazeirense que vendia poesia pra pagar curso em SP fala sobre sonhos e objetivos no “Psicologia no Ar”

CÓDIGO COMPROVA

No 1º Xeque-Mate de 2018, tecnólogo diz que é fácil fraudar eleições com urna eletrônica e explica como