header top bar

section content

Escolas estaduais se classificam para etapa nacional de concurso do MEC sobre o combate ao Aedes aegypti

Os vídeos mais “curtidos” serão os vencedores.

Por Diário do Sertão

23/08/2016 às 07h04

Quatro escolas da Rede Estadual de Ensino se classificaram para a fase nacional do concurso “Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes Aegypti”, do Ministério da Educação (MEC). As representantes da Paraíba são as escolas de ensino fundamental: Coelho Lisboa, de Santa Luzia; e Miguel Santa Cruz, de Monteiro; e as escolas de ensino médio: Padre Emídio Viana Correia, de Campina Grande; e a Padre Hildon Bandeira, de João Pessoa. Os vídeos mais “curtidos” serão os vencedores. O público poderá votar pelo endereço: http://zikazero.mec.gov.br/juri-popular?view=juripopular&layout=videos&cat_id=5.

Durante as etapas regionais, foram selecionados 247 vídeos, produzidos por estudantes de escolas públicas e particulares, destacando a importância de debater o tema. Nessa nova fase, um júri popular vai escolher 11 finalistas, por meio de votação online, aberta até o próximo dia 28.

Outros 11 vencedores serão escolhidos pela comissão julgadora final, indicada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, coordenadora da ação, em parceria com outras secretarias do MEC. Para participar da votação, os jurados devem fazer um cadastro, via e-mail ou pelo facebook.

see escola do estado se classificam no concurso do mec sobre combate ao aedes aegypti foto Delmer Rodrigues (2)

Na primeira fase do concurso, realizada no primeiro semestre deste ano, estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e médio e da educação superior inscreveram as produções feitas em parceria com amigos e professores. Cada vídeo ilustra diversos exemplos de combate e prevenção aos focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir o zika vírus, a dengue e a febre chikungunya.

Os filmes selecionados foram produzidos a partir das características exigidas pelo concurso: no máximo 90 segundos e captação por aparelhos de telefone celular ou câmeras digitais domésticas, com boa qualidade de imagem e som.

Os vencedores do concurso ganharão uma viagem a Brasília para participar de ações relacionadas ao combate ao mosquito. Os nomes serão anunciados na página do MEC sobre o zika vírus na internet: http://zikazero.mec.gov.br.

Alunos no TCE – Cerca de 100 alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Isabel Maria das Neves, de João Pessoa, assistiram, na quinta-feira (18), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), uma mesa de debates educativos sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

Foram discutidos os métodos e as atuações de controle da vigilância sanitária, com destaque sobre causas, prevenção e combate ao mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. A programação contou com palestras, apresentação de filme e debates com perguntas feitas por alunos. A ação contou com a participação da Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental, por meio do Programa Saúde na Escola.

Secom

Recomendado pelo Google: