header top bar

section content

Grupo a favor do desmembramento do IFPB de Cajazeiras inicia ciclo de debates – VÍDEO

A criação do IFSPB foi divulgada no Diário Oficial da União do dia 1º deste mês, com implantação prevista para começar em 2017

Por Jocivan Pinheiro

09/09/2016 às 15h32 • atualizado em 09/09/2016 às 15h33

Alunos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus de  Cajazeiras, começaram a debater na manhã desta sexta-feira (09) a possibilidade da implantação do Instituto Federal do Sertão da Paraíba (IFSPB), que faz parte do plano do governo Temer de desmembrar vários campus de instituições federais de ensino superior e criar universidades regionais.

Professor Daladier defende o desmembramento

Professor Daladier defende o desmembramento

A criação do IFSPB foi divulgada no Diário Oficial da União do dia 1º deste mês. O orçamento previsto é de R$ 150 milhões para a implantação a partir de janeiro de 2017.

VEJA TAMBÉM: IFPB e UFCG perderão campis do Sertão da PB; desmembramento é realidade

Os que são a favor do projeto defendem que os desmembramentos asseguram orçamento próprio para o Sertão e veem isso como vantagem. Já os que são contra temem que aconteça o contrário, que as instituições recebam bem menos recursos financeiros e estrutura.

“A gente vai poder fixar o filho do sertanejo aqui na nossa região não só através da educação. A gente vai buscar também o desenvolvimento regional sustentável atraindo empresas de tecnologia. A gente tem cursos relevantes, cursos fortes, então precisa trazer esse orçamento para cá para potencializar nossas vocações”, defendeu o professor Daladier Junior, que é a favor do desmembramento.

O ex-diretor do IFPB de Sousa, Chiquinho Sucupira, que também quer o desmembramento, completou: “Esse processo começou e é irreversível. O que precisamos agora é mobilizar a comunidade interna do IFPB para que possa sensibilizar a classe política e o Ministério da Educação para que tudo aconteça entre 2017 e 2019.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: