header top bar

section content

Estudantes do Sertão da Paraíba começam aulas do intercâmbio no Canadá

Eles vão passar cinco meses estudando e estão matriculados, de acordo com a proximidade de onde moram, em 22 escolas.

Por Diário do Sertão

09/09/2016 às 18h30

Começam aulas no Canadá para os alunos da Paraíba dentro do "Gira Mundo"

Começaram nesta semana as aulas dos 50 estudantes da rede estadual de ensino que estão no Canadá fazendo intercâmbio, por meio do programa Gira Mundo, uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). Os alunos foram divididos em quatro grupos, distribuídos nas províncias de New Brunswick, Alberta, Manitoba e Ontário. Eles vão passar cinco meses estudando e estão matriculados, de acordo com a proximidade de onde moram, em 22 escolas.

+ Alunas da escola pública de Santa Helena são aprovadas e embarcam para o Canadá. Fotos

+ Com RC, alunas de São José de Piranhas, Santa Helena e mais 48 participam de pré-embarque para o Canadá

Uma das estudantes que começaram as aulas nesta semana é Isabel Alves Felipe Silva de Oliveira, de Campina Grande. Ela está na província de Ontário, na Listowell District Secondary School. “Eu estou gostando muito dessa experiência, apesar de estar no começo. Eu sempre quis estudar fora e conhecer outras culturas. Tomara que outras pessoas consigam ter uma oportunidade parecida, porque é muito maravilhosa”, contou a aluna.

O Governo do Estado acompanha o período de adaptação dos intercambistas, no Canadá, com representantes da SEE naquele país. De acordo com o diretor-executivo de Desenvolvimento Estudantil da SEE, Túlhio Serrano, esse acompanhamento está sendo fundamental para o bom andamento do programa. “Nós tivemos a preocupação de verificar onde os alunos vão ficar e visitamos todas as casas das famílias que receberam os meninos”, revelou.

Segundo ele, a receptividade foi imediata. “Vimos que os alunos estão em boas mãos e as cidades onde eles estão morando são de porte médio, o que facilita o seu desenvolvimento. Fomos ainda às escolas conhecer a estrutura de cada uma e conversamos com os gestores pedagógicos das unidades de ensino para saber detalhes do conteúdo programático”, disse. Além do estudo do inglês, os intercambistas vão conhecer a cultura do Canadá, com aulas de teatro, dança e outras atividades.

“Temos a certeza de que essa experiência tem sido fantástica, não só para os alunos, de forma individual, como também para o fortalecimento da qualidade de ensino de toda a rede estadual”, comentou o diretor-executivo de Desenvolvimento Estudantil da SEE.

Gira Mundo – O programa Gira Mundo tem o objetivo de propiciar a estudantes e professores da rede estadual de ensino experiências práticas no desenvolvimento da língua estrangeira e interações com outras culturas, por meio de intercâmbio. O programa representa um investimento de R$ 2,5 milhões no ensino de inglês e aperfeiçoamento da educação, nas escolas públicas estaduais da Paraíba.

.

Secom

Recomendado pelo Google: